CULTURA

15ª Semana do Quilombo do Sopapo teve atividades com participação do Sintrajufe/RS

De 11 a 16 de abril, foram realizadas as atividades da 15ª Semana do Quilombo do Sopapo, celebrando a trajetória de promoção da cultura de base comunitária, desde a abertura da sede, em 2008. O Sintrajufe/RS, parceiro do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e do evento, participou das atividades.

O Ponto de Cultura iniciou no Bairro Cristal em abril de 2007, com encontros correndo na sede do Clube de Mães do Cristal, época em que aconteceram oficinas em escolas do bairro e reuniões organizativas com as lideranças comunitárias no Clube de Mães, até a sede ser oficialmente aberta em 16 de abril de 2008. Conforme os organizadores, a 15ª Semana do Quilombo do Sopapo visou celebrar a resistência e o cuidado que permitiu ao ponto de cultura enfrentar os momentos mais difí­ceis da pandemia e da luta em defesa da democracia, sempre apostando na cultura como estratégica para a defesa de direitos, as relações de cuidado e de superação das perdas duramente sofridas .

O diretor do Sintrajufe/RS Eduardo Felin, que esteve na abertura da Semana, lembra que o Ponto de Cultura, desde os seus primeiros dias de atividade, rendeu muitos frutos, e não é diferente nos dias de hoje, em que podemos observar a cultura sendo criada desde o seu estado primordial até a efetiva implementação e formação de artistas, músicos, técnicos, professores e diversas outras profissões ligadas à cultura . Ele destaca que o Ponto de Cultura promove polí­ticas de inclusão para a área periférica da cidade, sem deixar de lado a ancestralidade do local, cujo bairro abrigava escravizados e seus descentes desde a época da escravidão . Sublinha, ainda, que o fato de o Sintrajufe ser parceiro desde o iní­cio do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo demonstra o compromisso da diretoria na promoção da cultura brasileira, da diversidade e da ancestralidade local .

Sobre a participação na abertura do evento, Eduardo conta que ele e a diretora Cristina Viana, que também participou, ressaltaram a importância da cultura na disputa por integrar pessoas em atividades culturais e produtivas, bem como na formação de artistas. A 15ª Semana prosseguiu com diversas atividades no Ponto de Cultura, com rodas de leitura do acevo da biblioteca comunitária, oficina de ervas medicinais, de criação de objetos em madeira, de fabricação de sabão, apresentações teatrais e shows .

A diretora Cristina Viana comenta que, na oportunidade, o Sintrajufe/RS saudou o Ponto de Cultura pela atuação, pela maneira como interfere na lógica existente na sociedade, incluindo todas e todos sem distinção. Reafirmamos a parceria que temos com o Ponto de Cultura porque entendemos a importância da sua existência naquele território e na comunidade, mostrando e viabilizando alternativas para as crianças e jovens. A presença da juventude, de seus professores, dos movimentos sociais e outros parceiros do Quilombo no ato de abertura da Semana Cultural reforçou a importância do trabalho desenvolvido ali, como forma de resistência e mudança na sociedade .