SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

AMEAÇA ÀS VTS

ZH, Sul21, TVT e outros veículos repercutem audiência na Assembleia Legislativa sobre fechamento de varas trabalhistas, Sintrajufe se manifesta

Ler conteúdo

Nessa segunda-feira, 4, o Sintrajufe/RS participou de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a respeito da ameaça de extinção de varas trabalhistas – 69 no Brasil, nove delas no estado. A atividade, que reuniu representantes de diversas entidades, além do presidente do TRT4 e de deputados estaduais e federais, teve repercussão em jornais e sites, com o panorama da audiência e entrevistas com participantes.

A ameaça às varas trabalhistas vem por conta da resolução 296/2021 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), publicada em 25 de junho de 2021. Ela determina que os tribunais regionais realizem “adequação da jurisdição ou transferência de unidades judiciárias de primeiro grau” em varas “com distribuição processual inferior a 50% (cinquenta por cento) da média de casos novos por Vara do Trabalho do respectivo tribunal, no último triênio”. Por conta da resolução há, nacionalmente, 69 varas trabalhistas ameaçadas de extinção. No Rio Grande do Sul, são nove: Alegrete, Arroio Grande, Encantado, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago e São Gabriel.

O jornal Zero Hora publicou uma longa matéria sobre a audiência, incluindo uma fala da diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber. A reportagem também entrevistou o presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, e o presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira. A matéria foi publicada no site e na versão impressa de Zero Hora.

A TVT também publicou reportagem, em vídeo, sobre a audiência. A matéria traz entrevistas com sindicalistas que participaram da atividade, reforçando a importância de combater a ameaça à existência dessas varas trabalhistas e também de lutar pela revogação da reforma trabalhista. Veja abaixo:


Imprensa regional e sindical também repercutiram


Outra reportagem sobre a audiência foi publicada pelo jornal Diário Popular, que circula no sul do estado. A matéria traz um resumo da situação e uma declaração do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), proponente da audiência.

O Jornal Tradição, de Arroio Grande e que também tem cobertura regional, foi outro que publicou matéria sobre a atividade. A reportagem destaca falas de alguns dos participantes, inclusive a diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber.

O Sul 21 foi outro veículo que deu destaque à realização da audiência pública. Em matéria publicada na manhã desta terça-feira, 5, o site destaca o “repúdio unânime” à possibilidade de extinção das varas. São transcritos trechos das intervenções de alguns dos participantes da audiência, entre os quais a diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber.

O site da CUT Nacional também repercutiu a atividade, com trechos de falas de alguns dos representantes das diversas entidades que participaram da audiência.

Além da Assembleia Legislativa, já foram realizadas audiências públicas sobre o tema em Santana do Livramento e Arroio Grande, ambas com participação do Sintrajufe/RS. No dia 6 de abril, ocorre mais uma, em Encantado. O Sintrajufe/RS encaminhou, nas últimas semanas, ofícios aos Legislativos municipais das nove cidades onde existe ameaça de fechamento de varas trabalhistas solicitando a realização das audiências.