DESTAQUE

Webinário do Movimento a Serviço do Brasil discute impacto da reforma administrativa para servidores e servidoras de estados e municípios

Nesta quinta-feira, 11, o Movimento a Serviço do Brasil, do qual o Sintrajufe/RS faz parte, promove um webinário irá debater esse impacto ara os servidores dos estados e municípios. Será às 11h, pela plataforma Zoom. O link de acesso está disponível AQUI.

Dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) em conjunto com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), apontam que, nos últimos 30 anos, o país perdeu 100 mil servidores e servidoras. No mesmo período, a população cresceu de 164 milhões para 211 milhões de pessoas. Se há 30 anos cada servidor atendia 230 brasileiros, agora esse mesmo servidor atende 345 pessoas. Um aumento de 50% na proporção, agravado por estuturas físicas precárias, processos obsoletos e baixíssimo investimento do governo em novas tecnologias, provocados seriamente pela emenda do teto dos gastos. Esses e outros temas serão discutidos na atividade.

O Movimento a Serviço do Brasil é formado por 26 entidades, presentes em todas as unidades da federação, e representam mais de 400 mil servidores de carreiras administrativas do Judiciário, Ministério Público e fiscais tributários estaduais e distritais. São elas Fenajufe, Fenajud, Fenafisco, Fenamp/Ansemp, Fenassojaf, Serjusmig, Sindifisco/MS, Sindissetima/CE, Sindjufe PA/AP, Sindjufe/MS, Sindjus/RS, Sindjustiça/GO, Sindsemp/MG, Sinjap/AP, Sinjus/MG, Sinjusto/TO, Sintaj/PB, Sintrajud/SP, Sintrajufe/PE, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sitraam/AM, Sitraemg/MG, Aojustra, Associação dos Servidores do MPRJ e Assojaf/MG.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe.