DESTAQUE

Um Conto por Encontro – Grupo focal do Sintrajufe/RS que reúne literatura e atendimento psicológico tem novo encontro nesta terça, 2

O Sintrajufe/RS realiza nesta terça-feira, 2 de março, mais um encontro do grupo focal criado pelo sindicato que mistura literatura e atendimento psicológico. O encontro virtual será às 18h30min, pela plataforma Google Meet.  As inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail [email protected], até dia 2 de março, às 12h.

Como diz o nome do grupo focal, Um Conto por Encontro , a cada reunião um conto é debatido para gerar reflexões sobre as vivências e a realidade de cada participante. Desta vez, o conto que norteará o encontro será Maria, a tonta , de autoria da escritora Isabel Allende. O grupo é coordenado pela psicóloga da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, Vera Moura.

Sobre o grupo focal

Nos encontros do grupo, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as “saí­das” que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

A ideia surgiu a partir do primeiro grupo focal de acolhimento psicológico, em que Vera Moura havia proposto uma atividade para provocar o envolvimento dos temas com a literatura. A sugestão foi acolhida com interesse pelos integrantes e resultou na proposta de realização de novo grupo, em formato mais aberto, para tais debates e discussões.

Assim, o grupo focal “Um conto por encontro” está funcionando com encontros quinzenais e aberto aos sindicalizados e sindicalizadas que tiverem interesse em mais esse espaço de saúde mental do Sintrajufe/RS.