DESTAQUE

Um Conto por Encontro – Grupo focal do Sintrajufe/RS que conecta atendimento psicológico e literatura tem novo encontro no dia 25 de janeiro

Um Conto por Encontro - Grupo focal do Sintrajufe/RS que conecta atendimento psicológico e literatura tem novo encontro no dia 25 de janeiro

No dia 25 de janeiro, próxima segunda-feira, ocorre mais um encontro do grupo focal do Sintrajufe/RS que reúne terapia e literatura, chamado “Um conto por encontro”. A atividade será, mais uma vez, realizada de forma virtual, com coordenação da psicóloga da assessoria de saúde da entidade, Vera Moura. O encontro inicia às 18h30min e terá como norteador o texto “O afogado mais bonito do mundo”, de autoria do escritor Gabriel Garcia Marques.

A reunião ocorrerá por videochamada, pela plataforma Google Meet. As inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail saude@sintrajufe.org.br, até dia 25 de janeiro, às 12h.

A psicóloga Vera Moura, coordenadora do grupo, fala sobre a lógica por trás do formato escolhido: “Os seres humanos não podem viver sem narrativas e, ao longo da vida, nos tornamos fabuladores do que somos. Ler nem sempre é tarefa fácil – quando a narrativa é de uma dor profunda, é possível que essa narrativa venha sustentar a vontade de quem lê de retomar a vida, criando sua própria narrativa. A literatura é um vasto espaço de transgressão e resistência. Claro que sabemos que nem toda obra tem o mesmo grau de competência e elaboração para capturar e ativar as funções psíquicas. A literatura, em toda sua competência, não é entretenimento, nem passatempo. O grande escritor Thomas Benhard, conta que, com a leitura, ele construiu uma ponte por cima de abismos que se abriam a cada momento e, por causa da literatura, ele podia escapar de estados de espírito que puxavam ele para a morte. Aqui, se tem um convite para a gente ler, falar e pensar. E poder voltar ao mundo fazendo pelo menos algumas escolhas”.

A colega Ana Margareth da Silva, que participa do grupo, conta que “Participar do grupo focal de literatura veio como uma luz em meio às agruras do isolamento social. Lemos textos de autores consagrados e, depois, juntas, refletimos sobre eles. Uma bela oportunidade de convívio e de movimentar a mente e os sentimentos”. A diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana concorda: “O grupo focal de literatura tem sido um local de trocas muito ricas, onde cada participante, ao falar sobre o texto, está falando e contando um pouco de si. Trata-se de um momento positivo e alentador, onde nos emocionamos, rimos, e nos solidarizamos com as e os colegas através da leitura e reflexão. É com alegria que tenho aguardado cada texto e cada encontro”.

Sobre o grupo focal

Nos encontros do grupo, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as “saídas” que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

A ideia surgiu a partir do primeiro grupo focal de acolhimento psicológico, em que Vera Moura havia proposto uma atividade para provocar o envolvimento dos temas com a literatura. A sugestão foi acolhida com interesse pelos integrantes e resultou na proposta de realização de novo grupo, em formato mais aberto, para tais debates e discussões.

Assim, o grupo focal “Um conto por encontro” está funcionando com encontros quinzenais e aberto aos sindicalizados e sindicalizadas que tiverem interesse em mais esse espaço de saúde mental do Sintrajufe/RS.