UM CONTO POR ENCONTRO

Última reunião de 2021 do grupo focal do Sintrajufe/RS será aberta e contará com a presença de vencedores do Concurso Literário do sindicato

No dia 14 de dezembro, terça-feira, às 18h30min, será realizado o último encontro, em 2021, do grupo focal Um Conto por Encontro, do Sintrajufe/RS, que relaciona a literatura com a vida cotidiana. Dessa vez, a reunião terá um formato diferente, pois será aberta ao público, sem necessidade de inscrições prévias. A proposta é realizar uma conversa, com a participação de finalistas do Concurso Literário Mario Quintana, promovido pelo sindicato.

A reunião ocorrerá por videochamada, pela plataforma Google Meet. Para acessar a ferramenta, basta clicar no link.

No encontro, serão lidos os contos dos três finalistas do Concurso Literário na modalidade Regional, categoria Conto. Os textos serão os seguintes: “A hora H”, de Renata dos Santos Ruffo; “A distância do pássaro”, de Letícia Copatti Dogenski; e “Viúva e rica”, de Carlos Fernando Costa. As autoras e o autor estarão presentes na atividade.

Sobre o grupo focal

Nos encontros do grupo, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as “saídas” que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

A ideia surgiu a partir do primeiro grupo focal de acolhimento psicológico, em que Vera Moura havia proposto uma atividade para provocar o envolvimento dos temas com a literatura. A sugestão foi acolhida com interesse pelos integrantes e resultou na proposta de realização de novo grupo, em formato mais aberto, para tais debates e discussões.