CULTURA

TVT repercute exibição de O futuro do mundo é preto , documentário sobre colegas negros e negras da JT apoiado pelo Sintrajufe/RS

A exibição do documentário O futuro do mundo é preto no II Festival Cinema Negro em Ação, dia 23, em Porto Alegre, foi notí­cia no Seu Jornal, da TVT.  O Sintrajufe/RS foi apoiador da produção, realizada pelo TRT4 e que contou também com o apoio da Amatra IV.

O documentário, que reúne depoimentos de 26 colegas e um magistrado da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, indicado na categoria Longa-Metragem, foi selecionado entre 232 inscritos de todo o Brasil e paí­ses como Alemanha e Angola. Na reportagem, há entrevistas com colegas JT que participaram do ví­deo e foram à exibição. Os filmes do Festival serão exibidos até dia 27, na Casa de Cultura Mario Quintana.

O futuro do mundo é preto é um dos resultados do projeto Percursos, vivências e memórias de servidores/as e magistrados/as negros/as do TRT4 . A direção é de Roberta Liana Vieira, Karine Emerich e Hope Chapman. Durante um ano e meio, foram feitas 27 entrevistas que tinham por objetivo registrar a trajetória de vida e trabalho de pessoas negras da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. É um trabalho inédito e que destaca a importância da representatividade racial na construção da história da Justiça do Trabalho. A partir desses materiais, o TRT4 preparou o livro Negras Memórias , divulgado em forma de e-book, e o documentário.