DESTAQUE

TRE-RS registra 16 casos de covid-19 entre servidores e trabalhadores terceirizados; no Judiciário Federal no estado, categoria soma 42 notificações

O TRE-RS registrou, de 19 de março a 6 de agosto, 8 casos de covid-19 entre servidores e servidoras, de Porto Alegre e cartórios do interior. Também foram notificados 8 casos de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados. Os dados foram encaminhados pela Seção de Atenção à Saúde, em atendimento a pedido de informações do Sintrajufe/RS feito junto a todos os órgãos. No total, o Judiciário Federal no RS soma 42 casos de colegas com covid-19; ainda não foram recebidas informações do MPU.

De acordo com o documento encaminhado pelo TRE-RS, do total de 16 casos (servidores, servidoras e terceirizados), 5 têm confirmação laboratorial e 11 são considerados altamente prováveis. Há, ainda, 28 afastamentos relacionados à covid-19, seja por suspeita não confirmada ou contato com caso suspeito . Não foi detalhado se são da categoria ou terceirizados.

TRT4, TRF4 e JF somam 34 casos

As administrações de TRT4, TRF4 e Justiça Federal no RS já haviam encaminhado informações para o Sintrajufe/RS. Na Justiça do Trabalho, de março até 29 de julho, foram informados 11 casos confirmados de covid-19 e 3 situações de servidores ou servidoras contactantes com pessoas cujo diagnóstico foi confirmado. A administração manteve sigilo sobre lotação e municí­pios desses colegas.

No TRF4, até o dia 28 de julho, 14 colegas haviam apresentado sintomas gripais com suspeita ou confirmação da covid-19. Um deles necessitou de internação, mas sem utilização de UTI. Até 30 de julho, eram 9 os casos confirmados entre servidores e servidoras na Justiça Federal do RS, distribuí­dos nas cidades de Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Também foram reportados dois casos de estagiários, um em Porto Alegre, outro em Santa Maria. Houve um caso que necessitou de hospitalização, sem necessidade de internação em UTI e já teve alta. Não foi informado se se tratava de servidor/servidora ou estagiário.

Trabalho remoto foi decisivo para impedir disseminação nos locais de trabalho

Nesta semana, o Brasil deve ultrapassar os 100 mil mortos por covid-19, sem que o governo Bolsonaro apresente propostas concretas para o enfrentamento da pandemia que sejam embasadas no apontado por estudos reconhecidos pela comunidade cientí­fica.

O Sintrajufe/RS defende junto às administrações medidas de prevenção e controle quanto à disseminação do contágio pelo novo coronaví­rus desde a declaração da pandemia no Brasil, em março. A principal medida até o momento, a instalação do trabalho remoto, foi decisiva para impedir que a doença se espalhasse nos locais de trabalho das localidades, o que poderia atingir familiares e outras pessoas no entorno.