SAÚDE EM RISCO

STJ decide que rol de cobertura de planos de saúde é taxativo: Essa decisão vai matar pessoas , diz fundadora de Instituto voltado para mães de crianças com deficiência

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nessa quarta-feira, 8, alterar o entendimento sobre o rol de procedimentos listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a cobertura dos planos de saúde. O STJ definiu que se trata de uma cobertura taxativa, ou seja, os planos de saúde devem cobrir apenas o que está definido na lista. A decisão irá deixar desatendidas pessoas com deficiências, doenças graves e doenças raras.

O julgamento discutiu se o rol da ANS deve ser exemplificativo (mais amplo, permitindo a entrada de novos tratamentos) ou taxativo (restrito, sem possibilidade de mudança até nova atualização da lista). A lista da ANS era considerada exemplificativa pela maior parte do Judiciário. Isso significa que pacientes que tivessem negados procedimentos, exames, cirurgias e medicamentos que não constassem na lista poderiam recorrer à Justiça e conseguir essa cobertura. Isso porque o rol era considerado o mí­nimo que o plano deveria oferecer. Os planos, assim, deveriam cobrir outros tratamentos que não estão no rol, mas que tenham sido prescritos pelo médico, tenham justificativa e não sejam experimentais.

A decisão do STJ, porém, foi pelo rol taxativo. O entendimento desobriga os convênios médicos a seguirem procedimentos que não estejam previstos na relação de terapias aprovada pela agência. O tribunal também revisa entendimento que, até então, liberava a inclusão de tratamentos que não constavam no rol da ANS a partir de ações individuais movidas contra atendimentos negados por operadoras.

Há, porém, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode mudar o entendimento do STJ. Mas o lobby dos planos de saúde é grande e ajudou a garantir a decisão do STJ, com prejuí­zos graves à população. O rol da ANS é básico e não contempla muitos tratamentos, como medicamentos aprovados recentemente, alguns tipos de quimioterapia oral e de radioterapia, e cirurgias com técnicas de robótica, por exemplo. Como o rol é taxativo, os planos ficam isentos da obrigação de bancar esses tratamentos. Além disso, a ANS limita o número de sessões de algumas terapias para pessoas com autismo e vários tipos de deficiência. Muitos pacientes precisam de mais sessões do que as estipuladas para conseguir resultado com essas terapias, por isso, no atual modelo, conseguem a aprovação de pagamento pelo plano de saúde.

Em entrevista ao Uol, a jornalista Andréa Werner, mãe de um garoto autista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, voltado para mães de crianças com deficiência, disse que, com a decisão do STJ, planos de saúde já trabalham para derrubar decisões que antes eram favoráveis à cobertura de procedimentos não previstos no rol da ANS. Essa decisão vai matar pessoas. Vai deixar pessoas com deficiências, doenças graves, doenças raras desatendidas. E se bobear, os planos vão cobrar ressarcimento das pessoas de tudo que já pagaram até agora. É uma tragédia gigante que se abateu neste paí­s hoje e espero que todo mundo esteja bem ciente disso , denuncia.

O G1 publicou um compilado de histórias de pessoas que serão diretamente afetadas pela decisão. Veja AQUI.

Com informações dos portais G1 e Uol.