CAMPANHA SALARIAL

STF terá sessão administrativa nesta quarta para decidir se encaminha proposta de reposição; notícia fala em 18%

Na noite desta terça (8) o portal de notícias do STF anunciou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convocou sessão administrativa virtual para a próxima quarta-feira (10) para análise, pelo colegiado, do projeto de orçamento da Corte para 2023 e de propostas de recomposição salarial para magistrados e servidores, ambas no percentual de 18%.

Ainda segundo o portal, o índice seria implementado em “quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, sendo a primeira em abril de 2023, a segunda em agosto do mesmo ano, a terceira em janeiro de 2024 e a última em julho de 2024”. Para sua efetivação, além da previsão orçamentária, é necessário que o judiciário envie um projeto de lei Congresso Nacional, que só pode ser implementado caso haja aprovação dos parlamentares.

Caberá ao colegiado decidir se encaminha ou não ao Congresso Nacional os projetos de recomposição salarial, que somente podem ser implementados caso haja aprovação dos parlamentares.

Confirmando o que o Sintrajufe/RS vem afirmando, a notícia dá conta de que “a recomposição seria paga com valores remanejados do Orçamento do próprio Poder Judiciário, sem necessidade de repasses”.

A Direção do Sintrajufe/RS e a Fenajufe estão procurando os meios para acompanhar a sessão administrativa marcada para esta quarta (10). Acompanhe mais informações através da imprensa do sindicato.