SOLIDARIEDADE

Sintrajufe/RS vai à ocupação de estudantes indígenas da Ufrgs e presta solidariedade

Desde domingo, 6, estudantes indígenas da Ufrgs ocupam um prédio de uma antiga secretaria municipal, próximo ao Viaduto da Conceição. A principal reivindicação é que a universidade crie uma moradia estudantil específica para discentes indígenas. O Sintrajufe/RS esteve na ocupação na tarde desta quinta-feira, 10, levando apoio às reivindicações.

No início da ocupação, a Guarda Municipal e a Polícia Federal tentaram tirar as pessoas do local, mas acabaram recuando ante a mobilização e o apoio de movimentos sociais.

Em entrevista à TVT, a estudante Viviane Kaigang explica que as mulheres são maioria entre os estudantes indígenas, muitas delas, mães, e na Casa do Estudante Universitário (CEU) não é permitida a entrada de crianças. Ela afirma que o movimento quer abrir diálogo com a prefeitura e com a Ufrgs. Também nesta quinta-feira, um grupo de estudantes foi recebido pela Reitoria.

As diretoras do Sintrajufe/RS Cristina Viana e Mara Weber estiveram no local. Mara explica que o apoio dos movimentos, e também do Sintrajufe/RS, ajudou a melhorar as condições em que os e as estudantes se encontram. Ela avalia que a universidade, por ser pública, “precisa acolher a cultura indígena e permitir que estas estudantes também possam criar seus filhos”.

A ocupação tem se mantido com apoios e doações. Veja quais são os itens solicitados, que devem ser entregues diretamente no local: produtos de higiene pessoal, cobertores, roupas em geral, fraldas (G, GXX), água, gás, álcool em gel, material de limpeza, lonas, colchonete, caixas de isopor para frios e congelados, gazebos, grelha ou disco, repelente para as crianças, lenha, cadeiras.