PANDEMIA

Sintrajufe/RS solicita ao TRF4 e à JFRS máscaras padrão PFF2 para oficiais de justiça e outros servidores e servidoras que venham a realizar atividades presenciais

Nesta quarta-feira, 14, o Sintrajufe/RS encaminhou ofícios ao TRF4 e à JFRS solicitando o fornecimento de máscaras padrão PFF2 a oficiais e oficialas de justiça, de forma emergencial, por conta de muitos deles continuarem atuando em atividades externas. Também é solicitado o fornecimento desse equipamento a todos os servidores e servidoras, de qualquer setor, que venham a realizar atividades presenciais nas unidades judiciárias.

No ofício, o Sintrajufe/RS explica que as máscaras padrão PFF2 (equivalente ao padrão norte-americano dos respiradores N95) são uma recomendação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no momento atual da pandemia, devido à circulação de novas cepas do coronavírus em todo o mundo. O sindicato também ressalta que as máscaras devem ter certificado do Inmetro e do MTE, capacidade para filtrar até 94% das partículas contaminantes e proteção contra gotículas de fluidos corporais e biológicos.

Considerando o grave atual da pandemia, o sindicato entende que “algumas medidas são possíveis de serem tomadas pela Administração para auxiliar a preservar a vida e a saúde dos servidores e servidoras”. Por esse motivo, “requer o fornecimento imediato, pela Administração, de máscaras profissionais aos servidores que estejam expostos a maiores riscos à saúde, tais como os ocupantes do cargo de oficiais de justiça avaliadores, visto que muitos colegas seguem cumprindo mandados presencialmente”. Reforça, ainda, “que o fornecimento deve se estender também aos servidores que venham a trabalhar nas unidades judiciárias de forma presencial”.