EM OBRAS

Sintrajufe/RS promove uma ampla reforma na sede, que trará mais conforto e segurança

Desde 13 de setembro, a sede do Sintrajufe/RS, no bairro Menino Deus, passa por uma ampla reforma, que tem previsão de conclusão de seis meses. As obras abrangem o prédio histórico, os alojamentos e a sede administrativa. Além de conserto de infiltrações e pintura, o local será ajustado a normas de segurança, com a implantação de um plano de prevenção contra incêndios (PPCI).

Quando assumiu, em 2019, a atual gestão fez um levantamento preliminar para verificar os problemas. Havia muitos pontos de infiltração, pintura desgastada, problemas em rebocos, entrada de água e na parte elétrica.

Nos alojamentos, utilizados do por colegas do interior quando precisam se deslocar a Porto Alegre, alguns quartos estavam com utilização inviabilizada, devido a mofos, infiltrações e outros problemas. Com a reforma, voltarão a ficar à disposição da categoria, garantindo todo conforto.

A recuperação financeira da entidade, cujos resultados já apareciam no início de 2020, possibilitou fazer a recomposição dos fundos de Obras, de Greve e Mobilização e do Orçamento Participativo. Essa recomposição permitiu dar início a uma proposta mais concreta e ampla de reforma. O sindicato contratou a obra já tendo os valores reservados para executá-la.

Com a pandemia, o trabalho parou por algum tempo. Em maio de 2021, a empresa que realizou a obra da construção da sede apresentou um memorial descritivo, a pedido do sindicato, com tudo o que seria necessário para deixar o local em condições 100% seguras para todos e todas que o frequentam.

A partir do memorial descritivo e fotográfico, foram determinados os vários pontos que necessitam de reforma. Em reuniões com arquitetos e com o engenheiro do PPCI, foram definidas as prioridades.

Cartas-convites foram encaminhadas, a fim de se fazer a tomada de preços. A empresa de engenharia M. Trindade foi quem apresentou o orçamento que contemplou as especificações e as expectativas da diretoria quanto a prazos, preços e forma de execução.

A obra irá abranger toda a sede. Nos três prédios, serão revisados e consertados pontos de elétrica, hidráulica, infiltração, telhados e coberturas. Além de colocar em prática o projeto de PCCI, a reforma inclui pintura e fachadas novas, forro, estacionamento e muro. Também está incluída a construção de uma passarela com acesso aos alojamentos.