DESTAQUE

Sintrajufe/RS promove ato simbólico em frente ao TRF4 exigindo segurança sanitária e testagem para colegas que retornarem ao trabalho presencial

Nesta quinta-feira, 29, o Sintrajufe/RS realizou um ato público simbólico, com a presença de diretores e diretoras da entidade, em frente ao prédio do TRF4. O objetivo foi cobrar da administração medidas sanitárias que garantam a segurança e a testagem de todos os colegas que forem convocados ou que se voluntariarem ao trabalho presencial.

No ato público, a direção manifestou preocupação com relação às medidas sanitárias e reforçou que defende a manutenção do trabalho remoto, considerando precipitado o retorno, que acontece, parcialmente, desde o dia 5 de outubro.

O diretor Zé Oliveira ressaltou que o Sintrajufe/RS ingressou com medida judicial cobrando que, uma vez que haja colegas em atividade presencial, sejam todas e todos testados, para garantir que não ocorra dentro do prédio surtos de contágio com essa doença grave que já levou à morte mais de 150 mil pessoas no paí­s . Além disso, que seja garantido o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs). A mesma cobrança está sendo feita pelo sindicato junto aos demais tribunais, onde também serão realizadas atividades de mobilização.

Na retomada, é confirmado caso de colega infectado

A cobrança de testagem se faz ainda mais necessária depois da confirmação, por parte do TRF4, de caso de um colega que trabalhou no tribunal e, mesmo tendo passado pelos requisitos de monitoramento, foi posteriormente diagnosticado com covid-19. Tão logo teve conhecimento, o Sintrajufe/RS enviou ofí­cio à administração, requerendo a apuração do fato e a tomada de medidas imediatas para a assistência do servidor e para os demais que tiveram contato com ele.

Em resposta, a administração informou que todas as medidas foram tomadas, inclusive fazendo com retorno ao trabalho remoto de servidoras e servidores com quem esse colega teve contato. Felizmente, ele passa bem, mas o risco de infecção de outras pessoas no local de trabalho é evidente.