MULHERES EM LUTA

Sintrajufe/RS participa de lançamento da Marcha das Margaridas em Porto Alegre

Nessa quarta-feira, 17, o Sintrajufe/RS esteve presente no lançamento da Marcha das Margaridas em Porto Alegre. A atividade ocorreu no Armazém do Campo e contou com grande quantidade de militantes e organizações.

Durante o lançamento, as entidades que participam da organização da Marcha apresentaram relatos sobre o andamento da construção da mobilização, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasí­lia, em sua sétima edição. Ao final, houve momento para a arte, com apresentação de Lila Borges. O Armazém do Campo esteve lotado para a preparação, na capital gaúcha, da que é considerada a maior mobilização das mulheres da cidade e do campo na América Latina. Em sua última edição, em 2019, a Marcha das Margaridas reuniu cerca de 100 mil mulheres.

Durante os dois dias de atividades em Brasí­lia, serão realizados debates sobre os 13 eixos que compõem a pauta das mulheres do campo, das águas e das florestas organizadas nos movimentos. Além disso, terá feira com produtos pautando os temas da geração de renda, autonomia e trabalho. No dia final, ocorre a tradicional marcha, uma caminhada até a Esplanada dos Ministérios.

O nome da marcha é uma homenagem a Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983 por um matador de aluguel contratado por fazendeiros da região. Em 2019, completam-se 36 anos de seu assassinato. Até hoje, nenhum acusado por sua morte foi condenado.

Momento histórico

As diretoras Arlene Barcellos e Camila Telles representaram o sindicato na atividade. Arlene comenta que foi momento de ouvirmos as representantes das diversas entidades organizativas da Marcha e partir para as ações de construção de uma grande atividade em Brasí­lia em agosto . Para Camila, é importantí­ssimo que nós, ˜margaridas gaúchas™, organizadas nos sindicatos, movimentos sociais e partidos polí­ticos, participemos com o máximo de representantes em Brasí­lia na Marcha das Margaridas 2023. Este ano marca o iní­cio da retomada e da reconstrução do Brasil e, no centro desse momento histórico, estão as mulheres , aponta.

Nas próximas semanas, o Sintrajufe/RS realizará reuniões abertas às mulheres da categoria sobre a Marcha das Margaridas. A data da próxima reunião será divulgada nos meios de comunicação da entidade.