DIRETO DE BRASÍLIA

Sintrajufe/RS participa de atos em Brasília; cada colega deve aumentar a pressão pelos 19,99%. Nesta sexta será em Porto Alegre

Nessa quarta-feira, 30, o Sintrajufe/RS esteve junto com diversas outras entidades de várias partes do país para mais uma mobilização da campanha salarial unificada do funcionalismo público. Ato público em Brasília reforçou a necessidade de ampliar a pressão sobre o governo para que as grandes perdas acumuladas no último período sejam repostas.

A atividade contou com a participação de muitas representações de sindicatos e categorias de diferentes estados, com forte presença de servidores da Educação e do Executivo, além de representantes de sindicatos do Judiciário Federal – além do Sintrajufe/RS, estiveram no ato a Fenajufe, o Sisejufe/RJ, o Sindjuf/PA-AP, o Sindijufe/MT, o Sindjufe/MS e o Sintrajud/SP. O ato teve concentração no Espaço do Servidor, com caminhada até o Ministério da Economia, onde foi realizada vigília e conversa com representantes da pasta. Foi garantido que até sexta-feira, 1º, o governo levará alguma resposta sobre o tema para as categorias. Ainda, foram levados ao ato tijolos simulando barras de ouro, para denunciar os casos de corrupção no governo, em especial o mais recente, envolvendo o agora ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“Revogar a reforma da Previdência”, defende diretor da Fenajufe

O coordenador Roberto Policarpo Fagundes falou em nome da Fenajufe durante o ato. Ele ressaltou a necessidade de defender os serviços públicos, tanto como forma de valorizar o trabalho de servidores e servidoras, quanto para garantir direitos à população. Nesse sentido, além de reivindicar a reposição salarial, lembrou a importância de derrotar definitivamente a reforma administrativa. Policarpo ainda destacou as lutas que já começam a se desenhar pela revogação da emenda constitucional do teto de gastos (EC 95) e da reforma trabalhista, ao mesmo tempo em que apontou que também a reforma da Previdência deve ser objeto de uma grande campanha nacional por sua revogação, unindo trabalhadores dos setores público e privado.

Colegas falam do ato e concluem: “Todos e todas na luta”

A diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber, que esteve no ato, diz que a atividade foi “muito importante para mantermos o ritmo de mobilizações e reforçarmos a pressão, especialmente porque estamos chegando nos prazos em que o governo precisa se manifestar”. Nesse sentido, ela pede “que os colegas façam essa discussão nos seus setores de trabalho, sobre a reposição salarial e também sobre a defesa dos serviços públicos. Precisamos derrotar esse projeto de ataques”. Essa pressão, explica Mara, deve ocorrer nos estados e em Brasília, e cada servidor ou servidora deve fazer sua parte neste momento.

O colega Valdir Laini, que mais uma vez esteve na mobilização em Brasília, reforça que “fizemos um grande protesto contra a política de arrocho salarial praticada por Paulo Guedes e pelo governo de Bolsonaro. O ato foi muito bom e com muita agitação. É preciso que os servidores públicos e os trabalhadores em geral, de todo o país, construam e façam uma greve nacional unificada para acabar com esse governo de ‘lesas-pátria’ que tiram direitos do povo e beneficiam banqueiros, o agronegócio e grandes grupos empresariais”.

Governo fala em 5% de reajuste para servidores federais; índice está bem abaixo do reinvindicado. STF e PGR pedem estudo

Notícias publicadas em portais jornalísticos nessa quarta-feira, 30, dão conta de que o governo avalia a possibilidade de oferecer 5% de aumento para todo o funcionalismo da União. Porém, ainda não há anúncio final, apenas ventilação de setores do governo pela imprensa. De qualquer forma, os 5% ficam muito abaixo do reivindicado pela campanha salarial unificada, que pede 19,99%, referente apenas às perdas do período de governo Bolsonaro, sem levar em conta o congelamento anterior.

Ao mesmo tempo, a luta segue também em outras instâncias. Como o Sintrajufe/RS noticiou nessa quarta-feira, 30, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, encomendaram levantamentos técnicos para avaliar a possibilidade de oferecer reposição salarial aos servidores e servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU). Em fevereiro, Fux reuniu-se com a Fenajufe para tratar, entre outras pautas, da campanha salarial. Na ocasião, a federação protocolou no STF ofícios sobre o tema, com vistas a originar um processo administrativo, e o presidente do Supremo comprometeu-se a levar esse processo ao Pleno do STF. Documento de mesmo tipo foi entregue à PGR.

Em Porto Alegre, Sintrajufe/RS convoca categoria para ato nesta sexta-feira, 1º de abril

Na próxima sexta-feira, 1º, o Sintrajufe/RS e diversas outras entidades sindicais que representam servidores e servidoras das três esferas estarão mais uma vez na luta. Como parte da campanha salarial e do combate à reforma administrativa, a mobilização unitária terá início às 10h, em Porto Alegre, com concentração em frente ao Instituto de Educação (ao lado do campus central da Ufrgs) e caminhada até o Palácio Piratini. O ato terá como algumas de suas pautas a campanha salarial unificada dos servidores e a luta contra a reforma administrativa.