DEMOCRACIA

Sintrajufe/RS participa de articulação do Comitê pela Democracia do Vale do Paranhana com ações contra a reforma administrativa e o governo Bolsonaro

Na última segunda-feira, 29, o Sintrajufe/RS participou de reunião do Comitê pela Democracia do Vale do Paranhana, que reúne representantes de sindicatos, mandatos parlamentares e movimentos sociais da região. O objetivo da reunião foi avaliar as ações do dia 24 de março, dia nacional de mobilização em defesa dos serviços públicos, e preparar a continuidade da luta.

No dia 24, uma articulação regional entre o Sintrajufe/RS e outros sindicatos que compõem o Comitê garantiu a fixação de faixas contra a reforma administrativa e o governo Bolsonaro em três cidades: Taquara, Parobé e Igrejinha. A avaliação dos participantes da reunião foi de que as ações na região conseguiram dar visibilidade ao movimento e às pautas da vacina para todos, auxílio emergencial e contra a precarização dos serviços públicos, além do chamado pelo fim do governo Bolsonaro. Avaliaram, por outro lado, que há crescimento de ataques violentos por parte de apoiadores do governo – em Igrejinho, houve inclusive uma tentativa, por um homem, de retirada de uma das faixas. Assim, os participantes destacaram a importância de unidade e aglutinação de forças para fortalecer as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras neste momento.

O Comitê foi criado em 2017 para organizar mobilizações contra a reforma da Previdência, sendo transformado, depois, em “Comitê pela Democracia”. Veja AQUI a página do Comitê no Facebook.

A reunião também encaminhou as próximas ações do Comitê. Uma delas será a publicação, na mídia local, de um texto sobre o período ditatorial pós-1964. Também será feita a divulgação de uma live na quarta-feira, 31 de março, às 20h, que irá tratar do tema “Ditadura: que ninguém esqueça nem nunca mais aconteça!”. A live poderá ser acompanhada AQUI. Também serão realizadas lives periódicas com temas relacionados à democracia e preparando para o dia 1º de maio, Dia dos Trabalhadores.

Conforme o diretor do Sintrajufe/RS Diogo Corrêa, para enfrentar o momento de extrema crise por qual passamos é indispensável estar ao lado das demais categorias de trabalhadores e movimentos sociais: “É muito difícil fazer as críticas, mais do que necessárias, ao governo Bolsonaro numa região onde ele ainda mantém bastante apoio. Fazer parte de coletivos com o Comitê nos fortalece para continuar denunciando a política genocida de Bolsonaro e defender o serviço público”, defende.