PRESSÃO EM BRASÍLIA

Sintrajufe/RS participa ato na Esplanada denunciando compra de votos e ‘tratoraço’ de Arthur Lira no Congresso

Servidoras e servidores de todo o país ocuparam a Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira, 24, para denunciar o tratoraço do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na compra de votos para aprovação da PEC dos Precatórios (PEC 23/21) e tentativa de fazer o mesmo com a reforma administrativa (PEC 32/20). O Sintrajufe/RS estava presente, assim como a Fenajufe e diversos sindicatos e entidades representando vários segmentos do funcionalismo, que seguem mobilizados pela décima primeira semana consecutiva em Brasília.

A concentração ocorreu cedo no Espaço do Servidor e, de lá, seguiu pela Esplanada até a Alameda das Bandeiras. No local, os manifestantes denunciaram a compra de votos pela aprovação das propostas do governo Bolsonaro/Guedes com a utilização do “orçamento secreto”.

Os servidores fizeram uma encenação que mostrava Arthur Lira passando um rolo compressor nos direitos sociais e distribuindo dinheiro aos deputados, que recolheram as notas no chão em troca do voto sim à destruição dos serviços públicos.

O diretor do Sintrajufe/RS Ramiro López está em Brasília nesta semana. Ele afirma que é fundamental manter a pressão e fortalecer a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras para barrar a aprovação das propostas que visam à retirada de direitos.

O colega Valdir Laini (aposentado) também está em Brasília e participou do ato público. “Naquele exato momento o presidente Bolsonaro estava no Congresso Nacional para mais negociações com Arthur Lira”, destaca o colega, lembrando que “esta já é a 11ª semana de luta e de vitória dos servidores e das servidoras contra a proposta do governo Bolsonaro, que até agora não conseguiu os 308 votos necessários para aprovar a PEC da Rachadinha, da corrupção e da destruição dos serviços públicos”. O colega faz uma convocação, “que mais servidores e servidoras venham se juntar a esta luta que é de todos e todas para derrotar este governo e enterrar definitivamente a PEC 32/2020 e a PEC 23/2021”.

Com informações da Fenajufe