saúde

Sintrajufe/RS oficia tribunais e MPU solicitando que servidores sejam ressarcidos dos custos de testagem para Covid-19

O Sintrajufe/RS encaminhou ofí­cio ao TRT4, ao TRF4, à Seção Judiciária da Justiça Federal, ao TRE-RS e aos órgãos do Ministério Publico da União no Rio Grande do Sul. O sindicato solicita que as administrações ressarçam servidores e servidoras em trabalho presencial dos custos de testes para Covid-19 em caso de confirmação de que há colegas positivados nas respectivas unidades.

O sindicato informa que tem recebido muitos relatos de colegas contaminados nos locais de trabalho desde o retorno às atividades presenciais. Explica que, embora os governos do estado e do municí­pio de Porto Alegre desobrigem o uso de máscaras em locais fechados (decreto municipal 21.422/2022 e decreto estadual 56.474/2022), entendemos que ainda não estamos num cenário de ausência de contaminações pela Covid-19 .

Considerando esse cenário, o Sintrajufe/RS requer que as administrações se responsabilizem pelo ressarcimento dos custos de testagem para os colegas que estiverem trabalhando presencialmente quando houver a confirmação de que há servidor(a) com Covid-19 na unidade.