SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

FEMINISMO NEGRO

Sintrajufe/RS oferece vagas gratuitas para sindicalizadas e sindicalizados em curso sobre pensadoras negras; inscrições até esta quarta-feira, 18h

O Sintrajufe/RS está oferecendo cinco vagas gratuitas para o curso “As Pensadoras Negras”, da escola As Pensadoras. As inscrições, exclusivas para sindicalizadas e sindicalizados, vão até as 18h desta quarta-feira, 7, e devem ser feitas pelo formulário. Se houver mais inscrições do que vagas, será feito sorteio, garantindo 30% das vagas para colegas negras e negros.

O curso, em sua segunda edição, será online e ocorrerá de 12 de abril a 11 de maio. Serão seis encontros, totalizando 20 horas, pelas plataformas Google Classroom, Google Meet e Youtube. A aula inaugural será ministrada pela mestranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, escritora, socialista e poeta, Carolina Iara, dia 12 de abril às 19h, no canal da escola As Pensadoras no Youtube, AQUI.

Sobre o curso

A escola As Pensadoras promove formação sobre questões de gênero e suas interseccionalidades (raça, etnia, sexualidade e classe). O curso tem como objetivo evidenciar a importância da produção intelectual de mulheres negras latino-americanas e apresentar a importância dessa produção e o quanto ela fala de nós, conhecimentos e saberes que ajudam a interpretar nossa sociedade. Esses conhecimentos e saberes são considerados narrativas contra-hegemônicas, pois abrem outras possibilidades para além da produção do norte global.

Temas como racismo, sexismo, diáspora africana, feminismo negro, feminismo latino-americano, cultura e artes, apagamento e silenciamento atravessarão as aulas. O curso tem como marca a interseccionalidade. As autoras/intelectuais abordadas serão Lélia Gonzalez (Karina França), Mara Viveros-Vigoya (Lívia Guimarães), Maria Firmina dos Reis (Fernanda Miranda), Neusa Santos Souza (Wallesandra Souza Rodrigues) e Victória Santa Cruz (Danielle Almeida).

Veja AQUI as informações completas sobre o curso, o plano de aulas e as ministrantes.