DESTAQUE

Sintrajufe/RS mantém oficinas online no segundo semestre e faz pré-inscrições nos dias 20 e 21

O Sintrajufe/RS manterá, no segundo semestre de 2020, as oficinas de cultura de modo online. A mudança do presencial para o virtual ocorreu em abril, devido à pandemia do novo coronavírus e à necessidade de isolamento social. Também por conta do isolamento, as inscrições serão feitas de uma nova forma, com pré-inscrições mediante preenchimento de formulário online, das 10h do dia 20 de julho até as 19h do dia 21. As aulas vão de 3 de agosto a 27 de novembro.

A pré-inscrição é uma manifestação de interesse. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de recebimento dos formulários de pré-inscrição até o limite de vagas de cada oficina. Quem conseguir uma pré-vaga receberá e-mail do sindicato até o final do dia 23, com a confirmação e informações sobre o procedimento de inscrição. A pessoa contemplada deverá efetivar a inscrição mediante transferência bancária do pagamento da taxa de semestralidade, de acordo com as instruções recebidas.

O novo formato, online, foi aprovado por alunas e alunos e pela equipe de oficineiros e oficineiras, como pode ser conferido em notícias publicadas pelo sindicato (1, 2, 3, 4). Os conteúdos foram adaptados e, dessa maneira, puderam ser mantidas aulas, que terão continuidade no segundo semestre. Serão oferecidas algumas vagas para pessoas que tenham interesse em ingressar nas turmas já em andamento.

Confiras as oficinas oferecidas e o número de vagas

Dança ritmos, professora Paula Pazos e professor Maurício Miranda

Pré-requisito: gostar de dançar

Dia e horário: terças-feiras e quintas-feiras, das 16h15min às 17h15min

Escrita criativa, escritor e professor Caio Riter

Tem o objetivo de aperfeiçoar a vocação para a escrita de narrativas, abordando alguns aspectos da teoria literária, necessários para o melhor domínio da escrita, a partir de exercícios de desbloqueio e da análise de textos exemplares e das narrativas produzidas pelos participantes da oficina.

Pré-requisito:  já ter cursado alguma oficina de escrita, no Sintrajufe/RS ou em outro local. Indicar onde e o nome do professor ou professora.

Dia e horários: quartas-feiras, das 19h às 21h

Inglês para conversação, professora Vera Santos

Improve your speaking and listening skills by talking about subjects such as everyday routine, personal choices, different cultures or even psychological or philosophical matters.

(Melhore a sua habilidade em falar e entender o que ouve conversando sobre assuntos como rotina diária, preferências pessoais, diferentes culturas ou ainda sobre questões psicológicas ou filosóficas.)

Pré-requisitos: ter nível a partir do intermediário.

Dia e horários: segundas-feiras, das 14h45min às 16h

Poesia, poeta e professor Ronald Augusto

A oficina é focada na prática e no estudo da poesia. Os participantes podem experimentar a criação de poemas, proposta como exercícios criativos. O interesse da oficina não é, portanto, o de saber o que é a poesia nem de julgar seu valor em relação a outras formas de expressão, mas o que está em primeiro plano é o fazer, a ligação direta com a criação de poemas.

Pré-requisitos: não há

Dia e horário: sextas-feiras, das 19h30min às 21h30min

Vagas: 5 vagas

Teatro com Danças Circulares, professora Elaine Regina

A oficina apresenta dinâmicas com jogos teatrais para ampliar as possibilidades de expressão, comunicação corporal e não verbal, incluindo as danças circulares para trabalhar coordenação motora, ritmo e concentração.

Pré-requisito: ter no mínimo 18 anos.

Dia e horário: quintas-feiras, das 19h às 22h

Técnica vocal, professora Elizabeth Jaeger

Visa desenvolver o uso da mecânica natural da voz, fornecendo a alunas e alunos ferramentas para que desenvolvam suas habilidades vocais no dia a dia.

Pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos, voz madura, gostar de cantar e ser afinado.

Dia e horário: segundas-feiras, das 18h30min às 19h40min

Yoga, professor Juliano da Costa Freitas/

Visa trazer ao praticante e à praticante um sistema de manutenção da saúde global. O yoga oferece um programa de exercícios que alongam, fortalecem, tonificam, ajudam a alinhar e melhoram a saúde de todo o organismo. Desenvolve também um estado de calma e estabilidade emocional. O yoga é, assim, único, porque atua em todo o corpo e na mente, em todas as idades. As aulas são compartilhadas em vídeo, com suporte direto do professor.

Pré-requisito: ter no mínimo 20 anos.

Datas e valores:

Pré-inscrições: das 10h do dia 20 de julho até as 19h do dia 21, exclusivamente por formulário online.

Inscrição: o Sintrajufe/RS enviará e-mail, até o final do dia 23 de julho, com a confirmação da vaga e as informações para inscrições.

Período de aulas: de 3 de agosto a 27 de novembro.

Valor da taxa semestralidade: R$ 50,00 para sindicalizados e sindicalizadas ao Sintrajufe/RS e seus dependentes (aqueles e aquelas que tiverem 90% de frequência terão ressarcidos os valores) e R$ 300,00 para não sindicalizados e comunidade.

Atualizado em 17/72020, às 14h.