SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

MEIO AMBIENTE

Sintrajufe/RS lança o projeto Agroecologia e transmite, nesta quarta-feira, debate sobre o assunto

Ler conteúdo

O Sintrajufe/RS está lançando o projeto Agroecologia, unificando o que já está sendo realizado pela entidade e agregando novas ações sobre o assunto, em longo prazo. Nesta quarta-feira 22, às 18h, o sindicato transmite, pela página no Facebook, um debate da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

O projeto Agroecologia tem, entre seus objetivos, o de possibilitar, para o conjunto da categoria, acesso a informações, debates e espaços que contribuam para fortalecer uma visão crítica que se preocupe com questões relacionadas a alimentos e modelo de produção e de sociedade. Será desenvolvido em etapas, considerando que a execução não ficará restrita a uma gestão, mas será uma política permanente. Neste primeiro momento, são consideradas as possibilidades de atuação da estrutura de pessoal e material do Sintrajufe/RS e as necessidades de manutenção de cuidados preventivos da Covid-19.

O foco da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida é denunciar para a sociedade os efeitos perversos de agrotóxicos, transgênicos e do agronegócio em geral para a saúde humana e o meio ambiente. Além disso, busca fortalecer a agroecologia como forma de produção agrícola e de vida no meio rural, garantindo alimentação saudável para o campo e a cidade, justiça social, igualdade de gênero e soberania alimentar.

Mais de 2 mil agrotóxicos foram liberados nos últimos quatro anos

A utilização de agrotóxicos na produção de alimentos foi intensificada nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. Mais de 2 mil agrotóxicos foram liberados nos últimos quatro anos, o que aconteceu ao mesmo tempo em que houve esvaziamento das políticas públicas para a produção de orgânicos e agroecológicos, desmonte dos órgãos de fiscalização e da legislação ambiental. E a bancada ruralista insiste em aprovar o projeto de lei conhecido como “Pacote do Veneno” (PL 6.229/2002), para flexibilizar ainda mais o marco regulatório de agrotóxicos.

O que é agroecologia?

O conceito de agroecologia foi sendo amadurecido ao longo dos anos. Atualmente, podendo ser entendido como uma ciência, um movimento social e um conjunto de técnicas de manejo que visa ao redesenho do modelo de produção agrícola. Propõe, em longo prazo, maximizar a biodiversidade, garantir a existência de agroecossistemas saudáveis e meios de vida seguros para os povos do campo, das florestas, das águas e das cidades.

A agroecologia promove o bem viver, a defesa dos territórios, a soberania e segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio da vida no planeta. Quando se fala de promoção da saúde, há uma relação com a qualidade da alimentação, que incide diretamente nos indicadores de saúde.