DESTAQUE

Sintrajufe/RS lança campanha da Semana dos Aposentados e das Aposentadas com matérias especiais e ví­deo sobre o tema

A partir desta segunda-feira, 18, o Sintrajufe/RS dá iní­cio a uma campanha da Semana dos Aposentados e das Aposentadas. Serão uma matéria especial por dia e um ví­deo, publicados no site e nas redes sociais do sindicato, além de um cartão enviado às casas de nossos e nossas colegas do segmento. Todas as publicações serão enviadas também para aposentados, aposentadas e pensionistas que estiverem cadastrados no T-Conecta, instrumento de Whatsapp do sindicato para o envio rápido das informações mais importantes para a categoria (para cadastrar-se, envie Oi, Sintrajufe para (51) 9998-69113, salve o número na agenda do seu telefone celular e siga as instruções).

O Dia Nacional dos Aposentados é celebrado anualmente em 24 de janeiro. A data foi escolhida em 1981, em referência à instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

Ao longo da semana, o Sintrajufe/RS irá publicar matérias que tratam de temas como o direito à aposentadoria no Brasil; a reforma administrativa e os impactos deste e de outros ataques sobre os aposentados; a relação do Sintrajufe/RS com o segmento; e a vida na aposentadoria. Os textos serão publicados até sexta-feira, 22, antecedendo a divulgação, no dia 24, domingo, do ví­deo preparado pelo sindicato para marcar a data.

O Sintrajufe/RS, além de dar atenção especial aos aposentados nas diversas ações da entidade, também mantém um núcleo dedicado ao segmento, o Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF), que seguiu com suas reuniões de forma online no último ano, em razão da pandemia. Trata-se de um dos mais antigos e ativos núcleos da entidade, realizando reuniões e encontros periódicos, além de atividades lúdicas e de integração. Ao mesmo tempo, aposentados e aposentadas têm grande peso na atual direção da entidade, com cinco representantes no total.

O último perí­odo tem sido diferente, mais difí­cil e com muitas particularidades por conta da pandemia do novo coronaví­rus. Aposentados e aposentadas também são fortemente afetados por essa realidade. Atividades de socialização, visitas familiares, passeios e a manutenção das rotinas foram dificultadas ou inviabilizadas. Para os aposentados que participam do Sintrajufe/RS, as oficinas de cultura, realizadas de forma online, foram uma boa maneira de se manter ativos e em contato com os amigos e as amigas.

Nesse perí­odo, embora muitas atividades tenham sido suspensas, os ataques do governo aos trabalhadores e trabalhadoras, da ativa e aposentados, não pararam. São reiteradas as tentativas de retirar direitos tanto dos trabalhadores do setor privado quanto dos servidores públicos. Neste último caso, a reforma administrativa e a PEC Emergencial (proposta de emenda à Constituição 186/2019) são as pontas de lança. O Sintrajufe/RS tem fortalecido a luta contra essas propostas e em defesa dos serviços públicos e dos servidores e servidoras. A participação da categoria, tanto dos colegas da ativa quanto dos aposentados, será fundamental nos próximos meses para barrarmos esses e outros ataques. É a parceria entre sindicato e categoria que fortalece tanto a entidade quanto os colegas.

A diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos, que também é coordenadora do NAF, lembra que celebrar o Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas é resgatar a importância dos servidores e servidoras e do serviço público para a vida população. É trazer a história de lutas e conquistas realizadas, a partir da organização sindical da categoria e que tem nos seus pilares a participação de colegas aposentados e aposentadas . Arlene destaca que foi somente a partir de 1988, com a Constituição, que passamos a ter o direito à organização sindical, mas antes disso nossos colegas já militavam na defesa e na conquista de direitos. E, depois de aposentados e aposentadas, mesmo sob os maiores ataques, seguiram de forma ativa no movimento sindical, atuando nas decisões da base, participando do Núcleo dos Aposentados e Aposentadas, representando a categoria na direção da entidade. É essa atuação, sempre tão presente ao longo da história da nossa categoria e da entidade, que marca o fortalecimento do Sintrajufe/RS, e é o sindicato fortalecido que assegura a defesa dos nossos direitos e do direito da população ao serviço público .