DESTAQUE

Sintrajufe/RS integra diversas ações solidárias durante período de quarentena; participe!

Neste período de isolamento social forçado pela pandemia do novo coronavírus, o Sintrajufe/RS tem se integrado a diversas ações de solidariedade. A política solidária do sindicato parte do entendimento de que há setores sociais mais vulneráveis e que precisam ser apoiados, em especial em um momento de crise sanitária e econômica como o atual.

O Sintrajufe/RS participa do Comitê Popular em Defesa do Povo Contra o Corona Vírus, por meio do qual o sindicato, utilizando os carros da entidade, entrega centenas de cestas básicas em vilas e bairros populares, atingindo, inclusive, empresas tercerizadas da PRR4 e da cidade de Viamão. No Comitê , o sindicato integra o coletivo de Pressão Social, responsável por elaborar e encaminhar aos governos municipal, estadual e federal medidas emergenciais que visem minimizar os efeitos da pandemia e do afastamento social sobre a vida dos grupos vulneráveis.

Além da arrecadação de valores nas campanhas próprias e da divulgação de diversas ações de apoio aos Quilombos Urbanos, à Associação de Travestis e Transexuais, ao movimento de mulheres e à luta pela moradia, o Sintrajufe/RS comprou diretamente cem cestas básicas que foram destinadas a 26 famílias de terceirizadas da PRR4. Essas trabalhadoras viviam uma situação urgente, que movimentou colegas da categoria em socorro destas famílias, encaminhando as cestas sobrantes para o Comitê.

O sindicato também cedeu a cozinha do Salão Multicultural Alê Junqueira, nos sábados, para o Clube da Sopa, que prepara alimentos a serem distribuídos para pessoas em situação de rua em Porto Alegre.

Além de integrar-se a ações solidárias, o Sintrajufe/RS também vem trabalhando com a prevenção. Como integrante do Fórum de Saúde do Trabalhador, o sindicato comprou e distribuiu centenas de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais da saúde. Também foram divulgados, nos meios de comunicação do sindicato, contatos de artesãs que confeccionam máscaras artesanais reutilizáveis como forma de geração de renda – as compras feitas pelo Sintrajufe/RS também fora realizadas integralmente com essas trabalhadoras.

O Sintrajufe/RS, ciente de seu papel neste momento, mantém-se atuante e forte em defesa da categoria e da classe trabalhadora.

Mobilize-se e doe, você também.  Sua contribuição, neste momento, salva vidas!