VISTORIA

Sintrajufe/RS faz vistoria na JF e no TRF4 para verificar condições sanitárias no retorno ao trabalho presencial

Nessa quinta-feira, 26, o Sintrajufe/RS fez vistorias nos prédios da Justiça Federal de primeiro grau de Porto Alegre e do TRF4. Além da observação ou não das normas sanitárias, o sindicato conversou com servidoras e servidores que retornaram ao trabalho presencial a partir do último dia 23. A constatação é que, na maioria dos locais, estão sendo seguidos os protocolos sanitários, mas ainda é preciso ajustar alguns itens, principalmente no que diz respeito a trabalhadores e trabalhadoras terceirizados.

Em ambos os prédios, há medição de temperatura, álcool em gel e barreiras de acrí­lico nos balcões de atendimento. Além disso, na recepção, o público é questionado sobre a presença de algum sintoma de gripal.

Fizeram as vistorias a diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana, os diretores Fabricio Loguercio e Zé Oliveira e o médico da assessoria de saúde do sindicato, Geraldo Azevedo.

Justiça Federal: sala de trabalhadores e trabalhadoras terceirizados precisa de melhorias

Na Justiça Federal, o sindicato fez vistoria nos seguintes setores: Central de Atendimento ao Público (CAP), Perí­cias Médicas, Núcleo de Gestão Funcional (NGF), 7ª Vara Federal, Sala de Terceirizados e Manutenção. Em todos esses locais, foi constatado que está sendo observado o distanciamento, as janelas estão sendo mantidas abertas. A administração, atendendo a reivindicação do sindicato, adquiriu máscaras PFF2 para distribuição para quem está em trabalho presencial.

Servidores e servidoras relataram que está sendo feito rodí­zio para execução do trabalho, em formato estabelecido por cada setor (se semanal ou diário). Em todos os locais com possibilidade de atendimento ao público, foram instaladas barreiras de acrí­lico transparente. No Setor de Perí­cias Médicas, no qual há presença de público externo, foi estabelecido um esquema que permite o distanciamento das pessoas e higienização entre os atendimentos.

Na sala da Manutenção, foi atendida sugestão do Sintrajufe/RS, feita em vistoria anterior, o que resultou na remoção de uma grande divisória de vidro, a fim de melhorar a circulação de ar.

O local que causou preocupação foi a sala das trabalhadoras e dos trabalhadores terceirizados, onde circulam diariamente três pessoas. O espaço é muito pequeno e sem janelas. O sindicato conversou com as pessoas sobre os riscos de transmissão da Covid-19 e orientou que a porta seja mantida sempre aberta, além do uso permanente de máscaras. Foi sugerida a remoção das divisórias de vidro em uma das paredes para melhor circulação de ar e que sejam distribuí­das máscaras mais eficazes entre os terceirizados e terceirizadas.

TRF: sindicato observa que há necessidade de máscaras mais eficazes

No TRF4, o Sintrajufe/RS conversou com quem estava em trabalho presencial, deu informações sobre os riscos de transmissão do novo coronaví­rus e enfatizou a necessidade de uso permanente de máscaras, mesmo quando a pessoa fica sozinha no local.

Foram feitas vistorias nos seguintes setores: Central de Atendimento ao Público (CAP), Secretaria de órgãos Julgadores, Secretaria de Recursos, sala de carregadores e área reservada a terceirizados e terceirizadas. Todos estão com uma estrutura que garante um bom distanciamento e organizaram rodí­zios para o trabalho presencial.

No CAP, foi colocada uma barreira de acrí­lico na recepção. Nesse setor, a sala de audiência do sistema de conciliação é totalmente fechada, sem janelas; o sindicato observou que o ambiente poderia melhorar se fossem removidas as divisórias de vidro. A questão da falta de ventilação poderia ser facilmente resolvida com abertura das janelas.

A avaliação geral é que a maioria dos pedidos do sindicato foi atendida, com a observação dos protocolos mais importantes para prevenção de Covid-19. A posição do sindicato é que, embora haja regressão da pandemia, esta ainda não está controlada e há graves riscos de contaminação das pessoas que vão ao presencial e dos usuários da Justiça, principalmente por causa das variantes que estão surgindo.

O ideal é que, nos setores onde não há necessidade de atendimento ao público, que servidores e servidoras mantenham o trabalho remoto. Isso para sua segurança e, principalmente, como uma forma de contribuição com a comunidade. O sindicato reforça que é importante seguir medidas como manter janelas e portas abertas, não tirar a máscara mesmo que esteja sozinho ou sozinha na sala (se não recebeu ainda, solicitar o modelo PFF2 à chefia), manter distanciamento dos e das colegas, usar álcool em gel ou lavar as mãos seguidamente.

O Sintrajufe/RS irá gestionar junto ao TRF4 a distribuição das máscaras PFF2 ou N95, indicadas atualmente pelas autoridades sanitárias. O pedido será extensivo a terceirizados e terceirizadas, que, majoritariamente, utilizam o transporte coletivo.

Formulário online para checagem dos protocolos

O Sintrajufe/RS orienta os e as colegas que estão em trabalho presencial a responderem formulário de checagem de protocolos sanitários para locais de trabalho fornecido pelo sindicato. O formulário pode ser respondido online ou baixado e enviado ao sindicato pelo e-mail [email protected].

Acesse AQUI o checklist.

Clique abaixo para baixar o formulário em pdf