SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

PANDEMIA

Sintrajufe/RS e Agetra lançam manifesto em defesa da vida e da saúde e criticam implantação do balcão virtual

Ler conteúdo

Nesta terça-feira, 4, o Sintrajufe/RS e a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra) lançaram o “Manifesto em defesa da vida e da saúde da população”. O documento é divulgado no momento de implantação do balcão virtual nos tribunais, uma imposição do Conselho Nacional de Justiça, ocorrida sem diálogo, sem treinamento e sem estrutura. No entendimento das duas entidades, o atual momento, no qual o Brasil registra quase 410 mil mortes por Covid-19, a prioridade deve ser a defesa da saúde e da vida.

No documento, é destacado que o chamado “balcão virtual” foi implantado “de maneira apressada, com evidente prejuízo do necessário debate com servidores, servidoras, advogados e advogadas, entre outros interessados”. Questiona também a posição dos tribunais: “devem sujeitar-se a essa determinação [do CNJ] sem qualquer consideração às mais diversas realidades regionais e locais quanto à dinâmica da contaminação pelo novo coronavírus, agravada por suas variantes?”.

Sintrajufe/RS e Agetra RS afirmam que estão dispostos a fazer esse enfrentamento, que “É uma luta de todas e todos para vencer o vírus e para o retorno num futuro, que esperamos não muito distante, da retomada das atividades e alterações necessárias ao aprimoramento da melhor prestação jurisdicional, no caso dos tribunais”.

Leia a íntegra do manifesto.

Manifesto-sintrajufe-rs-agetra-em-defesa-da-vida