DESTAQUE

Sintrajufe/RS divulga questionário da pesquisa Trabalho Remoto na Pandemia; participe!

Está disponível o questionário da pesquisa Trabalho Remoto na Pandemia, com a qual o Sintrajufe/RS busca conhecer a experiência de trabalho remoto compulsório sob confinamento que tem sido vivenciada por servidores e servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União durante a crise sanitária. Basta acessar o link, para fazer inscrição. O questionário será enviado para o e-mail indicado. A pesquisa é aberta a toda a categoria ativa, abrangendo tanto sindicalizados e sindicalizadas quanto quem não está filiado no momento.

A pesquisa apresenta questões amplas, como o perfil das pessoas respondentes, com dados sobre idade, lotação, cargo/especialidade, principais atribuições, identidade de gênero, orientação sexual, pessoa com deficiência. Há também blocos de perguntas abordando as condições de trabalho físicas e psicológicas na pandemia, além de questões específicas sobre teletrabalho e trabalho remoto nesse período. Acesso à internet, mobiliário, ergonomia, aspectos ligados como cuidados com filhos e filhas, idosos e idosas e tarefas domésticas serão abordados.

Durante esse período, chegaram ao sindicato diversos relatos mostrando dificuldades enfrentadas e sofrimento, reclamações e pedidos de ajuda. A pesquisa foi pensada a partir desses contatos, para avaliar, de forma mais ampla, o impacto que o trabalho nessas condições tão distintas pode estar causando às servidoras e aos servidores.

O questionário é resultado de atendimentos individuais e reuniões virtuais com grupos de servidoras e servidores do Judiciário Federal e MPU feitos pela assessoria de saúde do sindicato. Assim como nas pesquisas anteriores realizadas pelo Sintrajufe/RS, todos os dados individuais serão mantidos em absoluto sigilo. Os questionários respondidos serão de acesso exclusivo do pessoal técnico envolvido, sob responsabilidade da assessoria de saúde, composta pelas médicas Ana Achutti e Virgínia Dapper e pelos médicos Geraldo Azevedo e Rogério Dornelles.

Para o desenvolvimento da pesquisa, também contamos com as seguintes contribuições, a quem registramos agradecimento: professor Emílio Farcas, da Universidade de Brasília (UnB), com apoio e orientações; pesquisadora da Fiocruz Maria Juliana Moura Corrêa, auxílio com as questões envolvendo o trabalho remoto; Cristiane Bundchen, responsável pelos dados estatísticos; funcionário do sindicato Márcio Negri, apoio na plataforma do questionário; e equipe da Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho do sindicato: Fernanda Oliveira Pontes, Nathalie Chuy e Alana Barbizan dos Santos.

A diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber destaca que “é extremamente importante a adesão da categoria, para que se faça a leitura deste momento e, assim, possamos encaminhar soluções de ampla abrangência junto aos tribunais e ao MPU”.

O sindicato criou um e-mail exclusivo para responder a dúvidas sobre a pesquisa: trabalho-remoto-na-pandemia@sintrajufe.org.br.

Acesso AQUI o link para fazer a inscrição e receber o questionário.

Participe!