DIVERSIDADE

Sintrajufe/RS divulga formulário do Lesbocenso Mapeamento de Vivências Lésbicas e Sapatão no Brasil

Estão disponí­veis para preenchimento os formulários do LesbocensoMapeamento de Vivências Lésbicas e Sapatão no Brasil, que visa coletar informações sobre autoidentificação, trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio que as lésbicas e sapatão possuem nas diversas regiões do paí­s.

O Lesbocenso é um mapeamento sociodemográfico das vivências de lésbicas e sapatão do Brasil, e uma estratégia de formação polí­tica e de fortalecimento de redes para incidência na garantia de direitos especí­ficos para a população lésbica. Promovida pela Coturno de VênusAssociação Lésbica Feminista de Brasí­lia e pela Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), a iniciativa busca alterar o cenário de subnotificações de crimes, violação de direitos e da falta de polí­ticas públicas especí­ficas para lésbicas e sapatão. Os dados serão utilizados para a produção de relatórios, que servirão para fomentar polí­ticas públicas nacionais e regionais para lésbicas e sapatão. O objetivo, no Rio Grande do Sul, é atingir a marca de 3,5 mil formulários preenchidos.

Diversas pesquisadoras de universidade de vários estados estão envolvidas no projeto e o anonimato nas respostas é garantido. Todo o mapeamento será realizado pela internet, de forma gratuita e voluntária, por meio do site www.lesbocenso.com.br. Para acessar diretamente o formulário e participar da pesquisa, clique AQUI.

As entidades organizadoras do Lesbocenso explicam que a iniciativa busca suprir uma lacuna, uma vez que o Censo do IBGE não traz perguntas sobre a orientação sexual ou a identidade de gênero. A diretora do Sintrajufe/RS Naiara Malavolta Saupe é uma das coordenadoras voluntárias da pesquisa no Rio Grande do Sul. A invisibilidade demográfica dessa população traz várias consequências, como a ausência de polí­ticas especí­ficas de saúde e de combate à violência motivadas pela orientação sexual (les-bi-transfobia).

De acordo com o Dossiê do Lesbocí­dio, organizado pela universidade do RJ, foram mapeados 126 assassinatos de lésbicas, entre os anos de 2014 a 2017, motivados, exclusivamente, pela lesbofobia. O documento chama a atenção para o grande potencial de subnotificação, ou seja, esses números podem ser bem mais expressivos. As lésbicas estão em segundo lugar nos registros de violências contra pessoas LGBT. No entanto, esse dado não se configurou, ainda, em polí­ticas efetivas de apoio às ví­timas, prevenção e punição aos agressores. Naiara explica que isso acontece, em especial, porque governos, responsáveis pela produção de dados estatí­sticos, se eximem dessa tarefa, inviabilizando e deixando de atender a essa população e suas especificidades.

Por que pesquisa de lésbicas e sapatão? Qual a diferença?

Ao longo dos anos, o movimento foi ressignificando a palavra sapatão, usada, originalmente, como xingamento. Hoje, muitas lésbicas preferem essa identidade como uma forma de identidade polí­tica, anti-heteronormativa.

Contatos da coordenação:

Léo Ribas(41) 996588612