Sintrajufe/RS ajuíza ação buscando direito de resposta no Jornal Nacional

No dia 7 de dezembro, o Sintrajufe/RS havia enviado um pedido de resposta à direção e ao editor do Jornal Nacional, requerendo espaço para rebater os argumentos da reportagem “Banco ressalta diferença entre salário de servidor e da iniciativa privada”, que foi ao ar em 5 de dezembro. Nessa reportagem, foram divulgadas várias inverdades sobre o funcionalismo público, de modo geral, e os servidores do Judiciário Federal, em particular.

Como a Rede Globo não respondeu durante o período determinado pela lei 13.188/2015, que dispõe sobre o direito de resposta em matéria divulgada por veículo de comunicação social, o Sintrajufe/RS ajuizou, nessa terça-feira, 9, ação judicial na qual busca direito de resposta no Jornal Nacional para esclarecer as controvérsias e as inconsistências apresentadas ao público na noite do dia 5 de dezembro.

A matéria apresentou um panorama salarial dos servidores públicos federais brasileiros, traçando comparativo com outros 50 países, tendo por base pesquisa realizada pelo Banco Mundial. O Sintrajufe/RS identificou que a matéria apresentou informações incompletas, e algumas delas inverídicas, que buscavam mostrar para os espectadores que os servidores são a causa de boa parte das mazelas do povo brasileiro.

O processo tramita na Justiça Estadual. O juiz terá 30 dias para receber o pedido, decretar a inépcia ou intimar o sindicato para alguma adequação. Recebido o pedido, o magistrado terá 24 horas para citar a Rede Globo, que terá prazo de três dias para responder.