SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

DESTAQUE

Seguindo recomendação sanitária, TSE exclui identificação biométrica nas eleições deste ano

Ler conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nessa quarta-feira, 15, que vai excluir a necessidade de identificação biométrica nas eleições municipais deste ano, adiadas para 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos). De acordo com o TSE, a decisão segue recomendação de infectologistas que prestam consultoria sanitária ao tribunal para a organização das eleições em meio à pandemia do novo coronavírus. A questão será levada para referendo do plenário do TSE após o recesso do Judiciário.

Para a exclusão da biometria, foram considerados dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.

Neste ano, a média de eleitor por seção eleitoral deve subir de 380 para 430, uma vez que não serão comprados equipamentos novos para substituir os velhos ou com defeitos. Uma licitação previa a aquisição de 180 mil novas urnas, mas uma série de recursos e a pandemia adiaram a compra.

A consultoria sanitária, prestada pelos médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês; Marília Santini, da Fundação Fiocruz; e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, pretende estabelecer um protocolo de segurança, que deverá ser replicado em todas as seções eleitorais do país.

Sintrajufe/RS realiza Encontro Estadual da JE dia 20

O Sintrajufe/RS realiza, na segunda-feira, dia 20, às 18h, o Encontro Estadual de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Sul, de modo virtual. Podem se inscrever sindicalizadas e sindicalizado ao Sintrajufe/RS. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 20, exclusivamente por formulário online.

Serão discutidos os seguintes pontos de pauta: a pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais e a definição de três representantes do Sintrajufe/RS para o Encontro Nacional Extraordinário Virtual da Fenajufe com Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (Eneje), que será realizado no dia 25 de julho., também em formato online.

Veja AQUI a convocatória do Encontro Estadual.