ACESSIBILIDADE E RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Sede do Sintrajufe/RS passa por grande reforma e ganhará plataforma elevada para garantir acessibilidade no prédio histórico e nos alojamentos

Desde setembro, a sede do Sintrajufe/RS está em obras. A ampla reforma abrange o prédio histórico, os alojamentos e a sede administrativa do sindicato. Além de conserto de infiltrações, elétrica e pintura, entre outros, o local será ajustado a normas de segurança, com a implantação de um plano de prevenção contra incêndios (PPCI).

Mais recentemente, no transcorrer do trabalho, foi identificado que a acessibilidade estava comprometida, pois não há acesso universal aos andares superiores do prédio histórico e aos alojamentos. Foi feita uma readequação no projeto, para garantir a instalação de uma plataforma elevada que solucionará esse problema. Nos alojamentos, já existe um quarto com acessibilidade.

Quando assumiu, em 2019, a atual gestão fez um levantamento preliminar que apontou diversos problemas, como muitos pontos de infiltração, pintura desgastada, problemas em rebocos, entrada de água e na parte elétrica. A recuperação financeira da entidade, cujos resultados já apareciam no início de 2020, garantiu a recomposição dos fundos de Obras, de Greve e Mobilização e do Orçamento Participativo. Com isso, foi possível dar início a uma proposta mais concreta e ampla de reforma. O sindicato contratou a obra já tendo os valores reservados para executá-la.

“As obras seguem dentro da normalidade, com execução de todas normas de proteção e seguindo as legislações vigentes, garantindo que a sede, a partir do próximo ano, além de estar com 100% de acessibilidade, terá um ambiente mais agradável, organizado e funcional para as oficinas, assembleias e reuniões e para as atividades burocráticas do dia a dia de atendimento aos sindicalizados e sindicalizados”, explicou o diretor do Sintrajufe/RS Ramiro López.