SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

DESTAQUE

Reunião oficializa a criação do Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS

No sábado, 17, colegas do Judiciário Federal e do Ministério Público da União reuniram-se, na sede, para formalizar a criação do Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS, cuja sigla ficou sendo “Numas” (a letra “a” foi acrescentada para acentuar a desinência de gênero). Foi definido que, a cada diferente atividade de formação, o Núcleo homenageará uma mulher cuja trajetória inspira a luta feminista; na reunião, foram elencadas algumas delas, das mais diversas áreas.

A reunião começou com uma rodada de apresentações das colegas presentes. Logo depois, houve relato das colegas que participaram da Marcha das Margaridas, dia 14, em Brasília, que destacaram o apoio do Sintrajufe/RS para envio de ônibus com mulheres do RS e duas representantes da categoria.

As colegas fizeram um longo debate e troca de ideias sobre as expectativas em relação ao Núcleo que estava sendo formando naquele momento e deram sugestões sobre o desenvolvimento dos trabalhos. Também falaram sobre experiências pessoais em que se defrontaram com o preconceito e o machismo de forma mais contundente.

A igualdade que ser quer no Judiciário Federal e no MPU; o fortalecimento do debate sobre feminismo na categoria; como levar essas discussões às colegas e aos colegas de forma mais ampla; reconhecer e questionar as desigualdades econômicas e sociais entre mulheres, considerando classe, raça, orientação sexual: esses foram alguns dos pontos levantados. Também foi destacado que é importante falar sobre o papel do sindicato, descriminalizar o sindicalismo e o feminismo na categoria, desconstruindo discursos carregados de preconceito.

Sindicato agora tem oito núcleos

O Núcleo de Mulheres é o oitavo núcleo do Sintrajufe/RS; há ainda os núcleos representativos de aposentados e pensionistas, oficiais de justiça, pessoas com deficiência, técnicos, analistas, agentes de segurança e de diversidade sexual. O Numas teve sua criação deliberada no IX Congresso Estadual do Sintrajufe/RS e aprovada no I Seminário Sintrajufe/RS de Mulheres; sua organização foi discutida em duas reuniões preparatórias, dias 20 de julho e 1º de agosto.

A próxima reunião está marcada para o dia 14 de setembro, às 9h30min, na sede do Sintrajufe/RS.