NOVELA RUIM E REPETIDA

Relator do orçamento prevê reajuste apenas para carreiras policiais em 2023; envie e-mail ao STF cobrando projeto

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou o relatório final do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 5/22) para 2023. O projeto prevê reajuste salarial explicitamente apenas para carreiras policiais no ano que vem. De acordo com o cronograma, a Comissão Mista de Orçamento poderá votar a proposta até a semana que vem.

O projeto original da LDO traz a possibilidade de reajustes e reestruturação de carreiras como prioridades para 2023, mas sem previsão orçamentáriadessa forma, qualquer reajuste precisaria ser incluí­do no projeto de lei orçamentária do ano que vem. O único reajuste já previsto na LDO será oferecido à Polí­cia Federal, Polí­cia Rodoviária Federal e Polí­cia Penitenciária, além das polí­cias Civil e Militar e bombeiros militares do Distrito Federal. Alinhado com o governo Bolsonaro, o relator defende a medida por considerar a importância da segurança pública no contexto das funções tí­picas de Estado . Pelo jeito, os demais servidores não são tão importantes, na visão do governo.

Desde janeiro, quando teve iní­cio a campanha salarial unificada dos servidores e servidoras, Bolsonaro vem prometendo e voltado atrás das promessas sobre a reposição das categorias dia após dia. Já falou em 5%, em percentuais maiores, em vale-alimentação, em zeroe é essa última possibilidade a que parece se confirmar, é a polí­tica da “granada no bolso do inimigo” explicada por Paulo Guedes em reunião ministerial Nas últimas semanas, a nova promessa foi de reajuste para o ano que vem, mas o texto da LDO que será votado no Congresso não traz essa previsão.

A luta é, assim, a única forma de derrotar a polí­tica de congelamento salarial que Bolsonaro e Paulo Guedes vêm aplicando desde o iní­cio do atual governo. O Sintrajufe/RS, a Fenajufe e outros sindicatos estão nesta semana, mais uma vez, em Brasí­lia, para seguir a pressão não só sobre o governo, mas também sobre a cúpula do Judiciário.

STF ainda pode enviar projeto de reposição para este ano

Já ficou demonstrado, em documento encaminhado à Casa Civil, que há espaço no orçamento do próprio Judiciário para oferecer reposição aos servidores, mas o Supremo, em vez de encaminhar projeto de lei ao Congresso, está condicionando o í­ndice de reposição da categoria à decisão do governo Bolsonaro para todo o funcionalismo. O STF já poderia ter enviado projeto ao Congresso, a exemplo do que fez o Tribunal de Contas da União (TCU), que apresentou à Câmara um projeto para a reposição de 13,5% para os servidores e as servidoras do órgão. No caso do Judiciário, as perdas acumuladas durante o atual governo já passam dos 30%.

Contudo, a falta de iniciativa do STF para amenizar as perdas salariais é somente para os servidores e servidoras. Publicamente, o presidente da corte está empenhado em aprovar a PEC 63/2016 que estabelece que os integrantes do Ministério Público e magistratura da União, dos Estados e do Distrito Federal fariam jus à parcela mensal indenizatória de valorização por tempo de exercí­cio no Ministério Público e na magistratura calculada na razão de cinco por cento do subsí­dio do respectivo cargo a cada quinquênio de efetivo exercí­cio, até o máximo de sete (35%) e assegura aos que ingressarem na Magistratura e no Ministério Público a contagem de tempo de exercí­cio anterior em carreiras jurí­dicas, bem como na advocacia.

Envie e-mails ao ministro Fux: envie nosso projeto!

Ao mesmo tempo em que são realizadas mobilizações nas ruas e pressão em Brasí­lia, cada colega pode reforçar a luta por reposição. Uma das formas é enviar e-mails ao STF para cobrar o envio imediato de um projeto de lei que recomponha as perdas, ainda em 2022. Veja abaixo um texto que pode ser copiado e enviado. O e-mail é [email protected]. Não utilizamos sistema automático de envio de emails dentro de nossa página para evitar que eles sejam bloqueados por algum filtro ou antispam.

Excelentí­ssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Luiz Fux,

Sou servidor(a) do Judiciário Federal e venho, por meio deste, manifestar enorme preocupação com a demora no encaminhamento de projeto de lei ao Congresso Nacional buscando a reposição das perdas inflacionárias acumuladas (30,66%) sobre nossos salários ainda em 2022.

Por essa razão, rogamos a Vossa Excelência que demonstre o vosso reconhecimento pela importância de nosso papel como agentes públicos que se dedicam com afinco diariamente, em conjunto com membros da magistratura, para viabilizar a entrega da tutela jurisdicional aos cidadãos brasileiros.

Sabemos que o Poder Judiciário da União conta com aproximadamente R$3 bilhões em saldo orçamentário e que esse pode ser usado para contemplar tal reajuste.O encaminhamento desse projeto é de responsabilidade de Vossa Excelência e não podemos crer que essa gestão será marcada como a única do STF a não enviar (ou pagar) projeto de reajuste dos servidores do Judiciário Federal ao Legislativo, mesmo possuindo recursos para tanto.

Atenciosamente,

Endereço para envio: [email protected]