DESTAQUE

Reforma da Previdência: no feriado de 20/9, Sintrajufe/RS faz pressão sobre senadores no Acampamento Farroupilha

O feriado de 20 de setembro foi de mobilização contra a reforma da Previdência. Diretoras e diretores do Sintrajufe/RS aproveitaram a grande movimentação no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, e realizaram uma panfletagem, distribuindo panfleto no qual cobram dos senadores gaúchos que votem contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

Durante a panfletagem, o grupo do Sintrajufe/RS conversou rapidamente com o senador Lasier Martins (Podemos), que estava no Acampamento. Ao dizer que está indeciso quanto ao voto, ele afirmou: sou do povo . Ao ouvirem essa afirmação, as diretoras e os diretores do sindicato ponderaram que, se ele é do povo , deve votar contra a proposta, que comprovadamente significará o fim da Previdência pública. Também foi cobrado que ele atenda ao pedido de audiência solicitada pelo sindicato.

Antes de o senador se afastar, foram mostrados a ele dados sobre a realidade da Previdência. A direção sugeriu que ele pensasse sobre o assunto. Antes do final da panfletagem, um assessor de Lasier voltou a falar com os dirigentes, assegurando que em breve será dado retorno sobre a audiência. E, diferentemente do que o senador havia afirmado, o assessor disse que o voto a favor da reforma já está certo. Foi reiterado a ele que, se Lasier votar a favor, ajudará a quebrar a Previdência e não poderá alegar que desconhece que o fará contra o interesse da classe trabalhadora e da própria Previdência.

A aceitação do material distribuí­do foi considerada muito boa pela direção. Em pouco mais de duas horas, foram entregues 3 mil panfletos, e muitas pessoas, além de parar para pegar o material, pediam informações e mostravam preocupação com a reforma e com o desemprego. Na avaliação da diretora Mara Weber, a atividade mostrou a importância de fazermos a disputa, pararmos para conversar, informar a população .

Nesta terça-feira, todos ao ato contra a reforma

Somando-se às mobilizações que tiveram iní­cio na última sexta-feira, 20, em todo o Brasil, no Rio Grande do Sul a terça-feira, 24, será de luta. Às 18h, haverá ato unificado, na Esquina Democrática, em Porto Alegre, e os servidores e as servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no RS estão convocados para se somar às demais categorias em defesa da aposentadoria.

Haverá transporte, a partir das 17h, partindo do Anexo da Justiça Eleitoral, com a seguinte rota: varas trabalhistas, Justiça Federal, TRE Duque, Esquina Democrática.