SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

RESTITUIÇÃO

Receita Federal libera consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda; saiba como ver se você foi listado

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira, 24, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda. O pagamento será no dia 31 de agosto para 4,4 milhões de contribuintes.

Acesse AQUI e forneça os dados solicitados para ver se você irá receber a restituição no quarto lote.

Já foram pagos três lotes, em maio, junho e julho. O quinto e último lote será pago em setembro. O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Tabela do IR segue sem atualização sob Bolsonaro

A tabela do Imposto de Renda já acumula, apenas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de 2019 a junho de 2022, 26,6% de defasagem. Essa falta de atualização vem prejudicando milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Até 1996, a tabela do Imposto de Renda era corrigida automaticamente por um indexador chamado Unidade Fiscal de Referência (Ufir), que foi extinto no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A partir daí, a correção passou a acontecer de forma inconstante, mas, entre 2005 e 2015, a tabela do IR sempre foi corrigida – durante os governos Lula e Dilma Rousseff (PT). O ano de 2015 foi o último em que isso aconteceu. Bolsonaro não fez a correção em nenhum momento.

Com informações do portal UOL.