CAMPANHA SALARIAL

Reajuste salarial é tema de audiência da Fenajufe com presidente no STF quinta-feira

Na quinta-feira, 20, a Fenajufe será recebida em audiência pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. A federação solicitou a reunião a fim de buscar que Fux se posicione em defesa de reajustes salariais para todos os servidores e servidoras federais. Nesta terça-feira, 18, o Sintrajufe/RS participa de ato unificado, em Brasí­lia, que cobrará do governo Bolsonaro reajuste isonômico.

Jair Bolsonaro (PL) determinou que seja reservado no Orçamento o valor de R$ 1,7 bilhão, destinado, especificamente, para correção do salário da Polí­cia Federal. A determinação é um flagrante tratamento diferenciado em relação ao restante do funcionalismo, uma que todos que vêm enfrentando, nos últimos anos, o congelamento salarial, a inflação e perdas no poder de compras.

Guedes tenta segurar reajustes

O Estadão/Broadcast divulgou que a equipe econômica fez uma consulta à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) no fim do ano passado quanto a prazos para aprovação de reajustes do funcionalismo. Diante de brechas apontadas pela Procuradoria, o Ministério da Economia de Paulo Guedes estaria tentando segurar os reajustes até 4 de abril, a partir de quando, pela Lei Eleitoral e no entendimento da PGFN, ficaria vedada a concessão de reajustes.

Pelo entendimento da PGFN, ficaria vedado tanto o encaminhamento de projeto de lei quanto a sanção após esse perí­odo. Caso o projeto já tenha sido enviado, poderia ser aprovado, mas reduzindo o valor da correção à recomposição inflacionária. Entendimentos recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam na direção de liberar reajustes, desde que para um número não significativo de servidores. “Apesar de o tema comportar interpretações diversas, podemos afirmar que a atual jurisprudência do TSE se posiciona no sentido de que o inciso VIII do art. 73 da Lei nº 9.504, de 1997, não proí­be, no perí­odo que medeia os 180 dias que antecedem à realização das eleições e a posse dos eleitos, na circunscrição do pleito, a revisão setorial ou por carreiras da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição”, conclui o texto da PGFN.

Outro argumento da Economia é que uma alteração feita à Lei de Responsabilidade Fiscal em 2020 (pela lei complementar 173/2020) proí­be aumento de despesa de pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular. Além disso, proí­be que haja despesa com pessoal parcelada para mandatos posteriores ao do presidente da República atual.

Sintrajufe/RS participa de ato unificado nesta terça-feira

O Sintrajufe/RS estará em Brasí­lia, nesta terça-feira, 18, quando acontece o primeiro ato público unificado do funcionalismo federal em 2022. Ao menos 19 categorias de servidores e servidoras participarão da mobilização por reajustes salariais isonômicos.

O ato nacional dará a largada para a campanha salarial unificada, por reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

Com informações de UOL e Estadão