SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

APOSENTADOS E APOSENTADAS

Quintativa Junina encerrou as atividades do NAF no primeiro semestre; as reuniões virtuais retornam em agosto

Ler conteúdo

O Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) realizou, no dia 24, a Quintativa Junina Virtual. Em junho, são celebradas as festas juninas no país todo e, tradicionalmente, elas integram o calendário do Núcleo. Com a pandemia, foram mantidas, mas de forma online, como as reuniões ordinárias do NAF.

Além do reencontro, ainda que por videoconferência, com os e as colegas do NAF, a Quintativa foi um momento para falar sobre os festejos de junho e o que ativam na memória de cada um e cada uma. Os e as colegas falaram sobre as melhores lembranças das festas juninas que tiveram nas suas vidas. Foi um momento de muita troca e emoção.

Também foi falado sobre a história desses festejos. Foram trazidos para o Brasil por portugueses e espanhóis, países nos quais expressavam o agradecimento pelas chuvas e pelas colheitas de grãos. No Brasil, o grão era o milho e, por essa razão, a tradição nos remete às comidas típicas com ele preparadas: pamonha, bolo de milho, canjica, entre outros. De acordo com a região do país, são acrescidas outras comidas e bebidas; no Rio Grande do Sul, por exemplo, o pinhão e o quentão.

Sobre o aspecto religioso das festas juninas, o debate foi importante. Ficou como sugestão para uma próxima atividade do NAF o convite para que um historiador ou historiadora fale sobre o tema.

Calendário e informações das atividades do sindicato

Na parte inicial da atividade, o diretor do Sintrajufe/RS Paulo Guadagnin deu informações sobre as ações do sindicato contra a reforma administrativa e a participação da entidade em atos de rua com os demais sindicatos, partidos, centrais e movimentos sociais por vacina para todos e todas, pela manutenção do auxílio emergencial de no mínimo R$ 600,00 e contra o governo Bolsonaro.

A diretora Arlene Barcellos informou sobre a reunião com a Presidência TRT4 acerca do contrato com a empresa Zetrasoft (gestão dos consignados). O Sintrajufe/RS protocolou requerimento administrativo (sem resposta até a publicação desta notícia). A orientação da entidade é que os e as colegas escrevam para ouvidoria@trt4.jus.br, com cópia a ouvidoria@sintrajufe.org.br, relatando os problemas que vêm enfrentando por conta da impossibilidade de realizarem, renegociarem ou prorrogarem por 120 dias, os consignados.

Outros assuntos tratados foram o retorno às atividades presenciais na Justiça do Trabalho e a agenda de atividades do Sintrajfufe/RS. Foi destacado que o prazo para inscrição nos Concursos Literário e Fotográfico encerra-se nesta sexta-feira, 9 de julho.

Cuidados contra o contágio do coronavírus

A preocupação com a pandemia da Covid-19, e agora com as variantes que proliferam de forma mais rápida, foi trazida para o debate. Houve relatos de colegas que tiveram parentes que, mesmo vacinados, contraíram o vírus.

Na Quintativa de maio, o médico Geraldo Azevedo, da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, informou que a vacina contra a Covid-19 protege em percentuais altos dos casos graves e óbitos, por essa razão os cuidados devem ser mantidos mesmo depois da imunização completa.

Máscara, higienização constante das mãos, álcool em gel e distanciamento físico seguem sendo formas eficazes de combate a proliferação e contágios.

Retomada das reuniões virtuais em agosto

A Quintativa Junina foi a última do Núcleo no semestre. As reuniões do Núcleo retornam em agosto e ocorrerão nos dias 12 (reunião ordinária) e 26 (Quintativa), ambas às 15h.

Quem já participou de reuniões anteriores receberá o link para acesso à sala virtual por e-mail ou por WhatsApp. No e-mail, é importante verificar o recebimento também no spam ou lixo eletrônico.

Quem ainda não participou das reuniões online do Núcleo e tiver interesse, basta encaminhar e-mail para aposentadoria@sintrajufe.org.br que receberá todas as orientações.