APOSENTADOS

Quintativa do NAF tem relatos sobre mobilização e dicas de fisioterapeuta para equilíbrio entre corpo e emoções

No dia 25, aconteceu a primeira Quintativa do Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) em 2021. Como acontece desde 2020, devido à pandemia, a atividade foi feita por videoconferência.

Na abertura dos trabalhos a coordenadora do Núcleo e diretora do Sintrajufe/RS, Arlene Barcellos, fez um relato sobre as atividades do Mês de Luta das Mulheres, em março, muitas realizadas pela Jornada Feminista Plurissindical, da qual o Sintrajufe/RS faz parte. Entre elas, destacou as lives sobre assédio, violências contra as mulheres e o Sarau Cultural, que ocorre nesta terça-feira, 30, às 20h.

A dirigente também passou um relato sobre o Dia Nacional de Paralisação, em 24 de março, contra a reforma administrativa, em defesa da vacina para todos e todas, gratuita, pelo SUS, por um auxílio emergencial de no mínimo R$ 600,00 e pelo fim do governo Bolsonaro. O sindicato esteve presente em atividades como faixaço, ato público em frente ao Palácio Piratini e promoveu a live “O futuro dos serviços públicos”, sobre a EC 109/2021 (que tramitou como PEC Emergencial) e a PEC 32/2020, de reforma administrativa, com a participação do advogado e assessor de Dieese Marcos Rogério; o médico da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS Rogério Dornelles participou da trazendo informações e orientações sobre a pandemia da Covid-19. A categoria participou, também, enviando fotos para o mural virtual do sindicato.

Na reunião do NAF, a diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana informou sobre a devolução de 13,23% por colegas da Justiça do Trabalho, que se trata de uma ação da Anajustra, e não do Sintrajufe/RS, mas que o assunto já foi levado ao escritório SMH – Silveira, Martins e Hübner Advogados, que assessora juridicamente o sindicato.

Fisioterapeuta fala sobre corpo, emoções e cuidados para evitar acidentes em casa

A coordenadora do NAF Iria Edinger explicou que as reuniões ordinárias do NAF e as Quintativas, devido à pandemia, passaram a ser realizadas de forma virtual a partir de 2020 e devem se manter assim até que a situação fique segura.

Nesta primeira Quintativa do ano, a convidada foi a fisioterapeuta e terapeuta energética Angela Campani. Ela é palestrante e facilitadora de grupos de autoconhecimento com foco psicocomportamental e espiritual. Angela também é cocriadora e professora do método Aromaterapia com Toque.

Para a atividade do NAF, o tema foi “Compreendendo o funcionamento do corpo x emoções”, em especial nesse período de pandemia. A apresentação começou com uma explicação sobre as emoções e as estruturas musculares, as chamadas cadeias musculares. Angela disse que “que cada pessoa tem uma postura psicocomportamental, músculo x psíquico, e que cada indivíduo é único”. Por isso, o que funcionar para uma determinada pessoa pode não funcionar para outra; o resultado positivo do trabalho corporal depende da estrutura de cada pessoa.

Angela alertou para os cuidados que devemos ter em casa. Ela ressaltou: “nada de banquinhos ou escadas para subir e pegar coisas nos armários, nada de tapetes e muito cuidado com as cadeiras de rodinhas sem apoio para os braços”. Ela disse que há diversos casos de fratura de fêmur porque a pessoa vai sentar e a cadeira se desloca, o que pode levar a uma queda.

A palestrante também ressaltou que as pausas entre as atividades são importantes, principalmente quando se passa muito tempo em frente ao computador. Com materiais que qualquer pessoa tem em casa, como cabo de vassoura, colher de pau, uma bolinha (e quem não tivesse poderia ser um limão ou uma batata num saquinho) e um pedaço de pano macio, ela demonstrou diversos exercícios de fortalecimento dos ossos, equilíbrio, alívio das tensões, respiração e relaxamento.

Houve bastante interação e participação dos e das participantes, que fizeram diversas perguntas sobre postura, atividades para melhorar o sono e cuidados com as articulações. Ao final, todos e todas relataram que sentiam bem-estar físico e mental, como se todo o corpo estivesse energizado. A atividade foi aprovada, e os e as colegas já pediram que seja feito um novo encontro com esse tema.

A próxima reunião ordinária do NAF ocorrerá no dia 8 abril, às 15h por videoconferência. O link de acesso à sala será informado nos meios de comunicação do sindicato.