SEM PRECEDENTES

Projeto de Eduardo Leite aprovado na Assembleia pode congelar salários por 17 anos

Ontem, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, servidores e a população gaúcha testemunharam mais uma vez a ofensiva do governo do Estado contra os serviços públicos, cópia fiel dos ataques em ní­vel federal. Nessa terça-feira, 30, o legislativo gaúcho aprovou projeto do governador Eduardo Leite (PSDB) para congelar os gastos públicos pelos próximos dez anos. A proposta, cópia do teto de gastos criado por Michel Temer (MDB) no âmbito federal, irá prejudicar o atendimento do Estado à população gaúcha, e foi aprovada com 35 votos favoráveis e 13 contrários.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 378/2021 congela as despesas primárias do Executivo, das autarquias, fundações e estatais e dos demais poderes do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. Essas despesas deverão ficar restritas ao mesmo valor previsto no orçamento anterior, sendo permitida apenas a correção no limite máximo da inflação. Como os gastos gerais sobem naturalmente e a própria folha cresce com o andamento das carreiras e promoções, a “compensação” acaba sendo no congelamento dos salários dos servidores pelos próximos 10 anos.

Os professores estaduais, por exemplo, já estão com os salários congelados há sete anos. Conforme o Cpers/Sindicato, que representa a categoria, as perdas já chegam a 47,82%.

Mas não apenas servidores e servidoras serão prejudicados. Na esteira do teto de gastos federal, o estadual irá aprofundar e acelerar o processo de precarização dos serviços públicos que vem sendo conduzido pelos últimos governos. A população, assim, terá cada vez mais dificuldades para garantir o respeito a direitos como educação, saúde, segurança e justiça. Ainda, em meio à crise econômica, a limitação dos gastos à correção inflacionária do ano anterior irá dificultar que o estado estimule a economia e seja um agente fomentador de crescimento e desenvolvimento.

Como votaram partidos e deputados?

Entre os partidos que têm mandatos na Assembleia Legislativa, votaram integralmente a favor do teto de gastos MDB, PTB, PSDB, PSB, Republicanos, Novo, PL, Solidariedade, PSD, Cidadania e PSC. Por outro lado, votaram integralmente contra as seguintes legendas: PT, Psol e PDT.

Veja abaixo como votaram os deputados e as deputadas:

Votaram não:
Edegar Pretto (PT)
Fernando Marroni (PT)
Jeferson Fernandes (PT)
Luiz Fernando Mainardi (PT)
Pepe Vargas (PT)

Airton Lima (PL)
Paparico Bacchi (PL)
Eric Lins (DEM)
Neri o Carteiro (Solidariedade)
Gaúcho da Geral (PSD)