PRIVATIZAÇÃO

Presidente do Sindiágua fala sobre mitos usados como desculpa para privatização da Corsan

O governador Eduardo Leite (PSDB) descumpriu abertamente uma promessa de campanha ao anunciar, no dia 18, a privatização da Corsan. Para isso, e também tendo em vista uma futura privatização do Banrisul, Leite quer aprovar na Assembleia Legislativa a proposta de emenda à Constituição (PEC) 280/2019, que permite que essas estatais sejam entregues ao capital privado sem consulta à população gaúcha.

Em artigo publicado no Sul21, o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch, diz que é importante elucidar para a sociedade alguns ˜mitos™ que estão no ar quando se elencam os motivos pelos quais ele quer entregar a Corsan para o capital .

Wünsch destaca que as pretensões de Leite de ser presidente da República têm muito a ver com as privatizações: seu recado ao mercado financeiro é ˜investe em mim que te farei feliz, se eu chegar à presidência te entrego o que ainda sobrou do Estado Brasileiro™ .

A Corsan também passa por uma campanha, que não é nova, que tenta mostrar as estatais como cabides de emprego , deficitárias . No entanto, o presidente do Sindiágua destaca que a empresa é superavitária, com alta capacidade de investimento, e ainda ajuda o Estado a fazer seu serviço básico de saúde, educação, segurança pública e demais serviços que por ser acionista majoritário tem o direito de utilizar o dinheiro da Companhia .

A empresa, além de ser lucrativa, adota o subsí­dio cruzado. Isso significa que o caixa único mantém os sistemas em cidades menores. Com isso, mais de 42 mil famí­lias em vulnerabilidade social pagam tarifa social, com até 60% de desconto nas tarifas.

Outra mentira que se escuta é que a Corsan é um grande cabide de empregos , aponta Wünsch. Ele rebate, informando que a companhia possui em torno de 5.600 funcionários concursados e que não há mais do que 30 pessoas como cargo em comissão.

Aliás, destaca o dirigente, 21 novos cargos foram criados no atual governo. Também na gestão Leita, foram contratados sem concurso de cem técnicos em quí­micas, sem passar pela autorização da Assembleia Legislativa. Até 2014, eram apenas 4 CCs.

O presidente do Sindiágua ressalta que temos que ter muito cuidado em defender a privatização da água. Um elemento essencial para vida e não pode ser motivo de lucro e mercantilização. É a sociedade gaúcha que deve se manifestar se quer mesmo vender a Corsan e a água . Ele destaca que deputados são eleitos para dar voz ao povo e não oprimi-lo e que é importante as pessoas conversarem com os deputados de sua região, com vereadores e prefeitos, para que a PEC 280/2019 não seja aprovada.