CULTURA

Prazo para inscrições em curso sobre a história de Porto Alegre é prorrogado até dia 1º de abril; sindicalizados têm desconto

O prazo para inscrições ao curso Porto Alegre, 250 anos de história , ministrado pela professora Maria Lúcia Badejo foi prorrogado. Interessados e interessadas podem se inscrever até sexta-feira, 1º de abril, às 18h. A atividade ocorrerá nos dias 5, 12 e 19 de abril e é alusiva ao aniversário da cidade, comemorado em 26 de março. Sindicalizados e sindicalizadas ao Sintrajufe/RS, assim como seus dependentes, poderão fazer o curso pelo valor de R$ 40,00; para os demais interessados, o custo é de R$ 70,00. A atividade será online.

A proposta é realizar uma viagem histórica , destacando marcos de referência como ruas, monumentos, prédios e personagens, com muitas curiosidades, fatos pouco conhecidos, lendas urbanas.

O curso acontecerá em três aulas de uma hora e meia cada, das 19h30min às 21h. As vagas são limitadas a 30 pessoas, com idade mí­nima de 18 anos.

As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, pelo formulário online.

Confira a programação:

Aula 1 “ O nascimento de Porto Alegre: os antecedentes da fundação oficial de Porto Alegre, sua elevação a capital da capitania do Rio Grande de São Pedro, a época em que era uma cidade protegida por uma muralha, com forca, pelourinho e um cais onde fica a atual rua Sete de Setembro.
Aula 2 “ Tempos de revolução: a partir da metade do século XIX, a capital gaúcha passou por uma fase de expansão, com a chegada de imigrantes, e recebeu melhorias como iluminação pública e bondes de tração animal. Por outro lado, enfrentou a Revolução Farroupilha e um cerco que durou quase quatro anos
Aula 3 “ Da Belle Époque à ditadura: a virada para o século XX trouxe inúmeras transformações sociais, polí­ticas e econômicas ao Brasil, especialmente como consequência do fim do império. O Positivismo, que inspirou a proclamação da República, também deixou suas marcas na paisagem urbana de Porto Alegre. Esta aula vai focar também í­cones da arquitetura local, construí­dos naquela época, e o tempo em que a cultura, os negócios e a polí­tica aconteciam na Rua da Praia e nos cafés, confeitarias e cinemas do entorno da Praça da Alfândega, que também foram marcos da resistência ao golpe civil-militar nos anos 1960 e 70.

Sobre a ministrante do curso

Maria Lúcia Badejo é jornalista, com pós-graduação em Letras (Ufrgs). Formada guia de turismo formada pelo Senac, com especialização técnica em atrativos culturais pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Dirige a Badejo Experiências Culturais, empresa especializada em eventos e turismo cultural e de base comunitária.

É criadora do primeiro canal especializado em turismo cultural em Porto Alegre.

Requisitos técnicos

Os e as participantes devem ter acesso à internet. Para melhor experiência, recomenda-se dar preferência ao uso de computador (desktop ou notebook) e conexão com boa velocidade.