SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

CAMPANHA SALARIAL

Por meio de parlamentares, Sintrajufe busca participar de audiência pública na CTASP sobre reposição salarial

Ler conteúdo

A deputada Erika Kokay (PT-DF) e o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) apresentaram requerimento para que o Sintrajufe/RS e outras entidades representativas de servidores e servidoras sejam incluídos como participantes na audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), para debater a recomposição salarial. O requerimento poderá ser deliberado na próxima reunião do colegiado.

Na justificativa, é alegado que o funcionalismo “tem sofrido com a perda signifcativa de poder aquisitivo, em função da falta de recomposição salarial nos últimos anos e com pouquíssimas revisões sempre abaixo da inflação. Ao mesmo passo, o governo federal tem divulgado a intenção de conceder reajuste de apenas 5% para os servidores públicos federais, o que não representa de maneira alguma a perda salarial sofrida por esses trabalhadores no decorrer dos anos”. Por isso, “de modo a contribuir como debate faz-se necessário a inclusão” das entidades convidadas, “para trazer a perspectiva de diferentes categorias sobre o assunto”.

A realização de audiência foi aprovada pela CTASP na terça-feira, 4, a partir de requerimentos dos deputados Paulo Ramos (PDT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG), coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. Foi um encaminhamento da reunião estratégica que aconteceu no gabinete da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados no dia 26 de abril.

A data da audiência ainda será divulgada. Além de entidades representativas de servidores e servidoras, é requerida a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, ou representante.

Momento é de aumentar a pressão

O Sintrajufe/RS realiza assembleia geral estadual, nesta quarta-feira, 11, às 19h, para debater o calendário de mobilização da categoria. A assembleia ocorrerá de forma online, pela plataforma Zoom.

Na quinta-feira, 12, o Sintrajufe/RS enviará delegação a Brasília, para participação em mobilização nacional pela reposição salarial. Também ocorrerão manifestações nos estados, pressionando o governo de Jair Bolsonaro (PL) a conceder a recomposição emergencial de 19,99%, referente à inflação acumulada no governo Bolsonaro (janeiro de 2019 a dezembro de 2021).

Atualizado em 17/5/2022, às 16h15min.