DIVERSIDADE

Ponto do Cultura Quilombo do Sopapo oferece oficina gratuita de teatro de animação voltada ao público LGBTQIA+

A Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo está com inscrições para a Oficina Sociocultural de Teatro de Animação. A oficina, ministrada pelo artista bonequeiro e diretor teatral Leandro Silva, tem como tema Bonecos e MáscarasCarnavalizando o Direito à Cidade em nossos Territórios e terá pelo menos 50% das vagas reservadas para a comunidade LGBTQIA+. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até dia 3 de agosto, por formulário online, e terá duração de quatro meses.

De acordo com material de divulgação, o objetivo da oficina é desenvolver uma prática artí­stica com máscaras e sua posterior transformação em bonecos germinados, integrando as duas vertentes e o animador. Além disso, pretende desenvolver junto aos e às participantes uma vivência sobre o direito à cidade com um olhar sobre os direitos humanos LGBT e os territórios afetivos, seguros ou de vulnerabilidade para essa população .

Com duração de quatro meses, a oficina ocorrerá de agosto a novembro de 2021. Por conta da pandemia, será realizada no formato semipresencial, com um encontro semanal, no Ponto de Cultura (Avenida Capivari, 602), e os demais momentos de formação complementados virtualmente. Para os encontros presenciais, é obrigatório o uso permanente de máscara, manter o distanciamento social e a higienização das mãos. O espaço dispõe de álcool gel em todas as dependências. Para fechar os trabalhos, haverá uma apresentação de encerramento dentro da Mostra Cultural proposta pelo projeto.

Serviço:
O que: Oficina Sociocultural de Teatro de Animação
Onde: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Avenida Capivari, 602, bairro Cristal, Porto Alegre)
Quando: de 7 de agosto a 27 de novembro, com um encontro semanal aos sábados, das 14h às 17h
Inscrições: até 3 de agosto, gratuitas, pelo formulário
Informações: [email protected] ou pelo telefone (51) 3398-0602
Oficineiro Leandro Silva: [email protected] ou pelo WhatsApp: (51) 98269-4614

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo é um espaço cultural comunitário resultante de uma parceria da ONG Guayí­ com o Ministério da Cultura, com participação do Sintrajufe/RS e da comunidade da região do bairro Cristal e entorno e diversos outros apoiadores.

Desde 2008, o Quilombo do Sopapo busca incentivar e desenvolver ações comunitárias que integrem arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a construção de uma cultura de não violência. Tem como foco a música, o ví­deo e a produção cultural local, promovendo intercâmbio entre linguagens culturais, artí­sticas e expressões simbólicas diversas, que resultam numa rede de articulação, recepção e disseminação das manifestações artí­sticas.