CAMPANHA SALARIAL

Plenária dos SPFs aprova indicativo de greve geral em março

Os mais de 300 participantes da Plenária Nacional das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais, realizada nessa quinta-feira, 27, reforçaram a unidade na luta para construção de greve geral a partir do mês de março, caso o governo continue a ignorar a reivindicação do conjunto de servidores. O movimento paredista que está sendo construí­do pode se tornar o maior desde a greve de 2015. O Sintrajufe/RS participou da plenária, que começou pela manhã e terminou na parte da tarde.

A reinvindicação é pela recomposição salarial de perda inflacionária desde o iní­cio da gestão do governo Bolsonaro, o que corresponde ao perí­odo de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. O í­ndice reivindicado totaliza 19,99% para todas as categorias do funcionalismo federal.

O encontro contou com palestra do consultor legislativo Luiz Alberto Santos, que apresentou estudo no qual comprova que há recursos no Orçamento suficientes que permitem a recomposição das carreiras. Sua avaliação contesta afirmações do governo de que não há dinheiro.

O advogado membro da Assessoria Jurí­dica Nacional da Fenajufe (AJN) e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cézar Britto, fez uma análise sobre os aspectos jurí­dicos da recomposição salarial e comunga com o mesmo diagnóstico. Ele afirmou que juridicamente não há impedimento para que o governo continue com a recusa de conceder aumento para (as) servidores . Segundo Britto, isonomia e igualdade entre servidores e servidoras são direitos garantidos pela Constituição Federal de 88.

O assessor jurí­dico disse ainda que, se não tem obstáculo jurí­dico nem orçamentário para que o encaminhamento do reajuste, é preciso enfrentar o obstáculo polí­tico : a história demonstra que só conseguimos revisão ou reenquadramento das carreiras por força polí­tica derivada das greves, das mobilizações ou mesmo dos governantes que estejam no plantão .

Nesta semana, representantes dos servidores das três esferas, protocolaram ofí­cio com o mesmo teor na Casa Civil, Supremo Tribunal Federal e no Senado Federal, solicitando audiência para discutir o reajuste e alertando sobre a possibilidade de greve geral caso não haja diálogo com as categorias. O expediente salienta “disposição das categorias para iniciar o processo de negociação” com o governo.

A Plenária pediu engajamento de todas as entidades para o cumprimento na agenda de lutas e empenho na mobilização marcada para o dia 2 de fevereiro, quando se inicia o ano legislativo. Importante registrar que as atividades programadas serão realizadas obedecendo todos os cuidados sanitários, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, considerando nova onda de Covid-19.

Calendário de lutas já aprovado

O calendário de lutas nacional unificado foi aprovado pela categoria na assembleia geral do Sintrajufe/RS no dia 20 de janeiro.

27 de janeiro “ Plenária Nacional de mobilização dos servidores e servidoras públicos federais
2 de fevereiro “ Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasí­lia, com faixaço por todo o paí­s nos órgãos e nos prédios públicos
7 a 11 de fevereiroRodada de plenárias estaduais e atividades virtuais Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!
14 a 25 de fevereiro “ Jornada de Luta em estado de greve
9 de março “ Greve nacional dos servidores e das servidoras federais