NESTA QUARTA

PEC que institui quinquênio para juízes e procuradores pode ser votada nesta quarta, 6, conforme assessoria parlamentar

A proposta de emenda à Constituição 63/2013, que institui o pagamento de quinquênio para juízes e procuradores, pode ser votada no Senado nesta quarta-feira, 6. O Sintrajufe/RS recebeu a informação da Queiroz Assessoria, que presta assessoria parlamentar ao sindicato. Enquanto isso, na última sexta-feira, 1º, em reunião com representantes dos servidores públicos, o governo afirmou que não há disposição para negociar reposição salarial para o funcionalismo.

O aumento salarial que pode ser concedido a juízes e procuradores via quinquênio poderá ter impacto de pelo menos R$ 3,6 bilhões anuais. A PEC poderá garantir 5% de aumento para esses setores a cada cinco anos. Desde o ano passado, a demanda ganhou força a partir de reuniões de representações da magistratura e dos procuradores com lideranças políticas e com o Supremo Tribunal Federal (STF). A novidade do último mês foi a intervenção do governo de Jair Bolsonaro (PL), que passou a atuar em defesa da pauta ao mesmo tempo em que nega haver recursos para repor as grandes perdas salariais com que sofrem servidores e servidoras.

Luta por 19,99% segue; neste sábado, 9, tem ato “Bolsonaro nunca mais”

A campanha salarial unificada dos servidores e servidoras, da qual o Sintrajufe/RS faz parte, reivindica reposição de 19,99%, referente às perdas do funcionalismo apenas durante o governo Bolsonaro. Nessa luta, as entidades vêm realizando atos públicos nos estados e em Brasília, além de outras ações. A mobilização segue sendo o único caminho para conseguir a reposição. Nesse sentido, o Sintrajufe/RS está convocando a categoria para o ato “Bolsonaro nunca mais”, marcado por sindicatos, centrais e movimentos populares para este sábado, 9, em Porto Alegre. A atividade terá início às 15h, no Largo Glênio Peres.