APOSENTADOS E APOSENTADAS

PEC 32, reforma da Previdência e calendário do próximo perí­odo foram pauta de reunião do NAF

No dia 13, o Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) realizou sua primeira reunião em formato hí­brido (presencial e virtual). A data marcou o retorno dos encontros na sede do sindicato depois de dois anos de restrições devido à pandemia. Entre outros assuntos, os e as colegas discutiram sobre recomposição salarial, reforma administrativa (PEC 32/2020), MP 1119/2022 (reabertura de prazo para migração) e eleições.

Em 2020, 2021 e ainda no primeiro semestre de 2022, o NAF se adaptou ao formato de videoconferência. Com isso, o Núcleo manteve suas atividades no perí­odo, com a realização das reuniões ordinárias, das Quintativas e de Encontro Estadual nas plataformas digitais do Google Meet e Zoom.

Os e as colegas falaram sobre o primeiro encontro presencial depois de dois anos, que aconteceu com a Quintativa de setembro, na confeitaria Maranghello, em Porto Alegre. A avaliação é que foi ótimo reencontrar os colegas, colocar os assuntos em dia, e também foi destacada a importância de manutenção das reuniões no perí­odo da pandemia.

PEC 32, confisco de aposentadorias e eleições

Durante a reunião, foram apresentados aos e às colegas os três ví­deos da campanha lançada semana passada pelo Sintrajufe/RS, de denúncia a ataques contra direitos de trabalhadores e trabalhadoras. As peças abordam proposta do governo e aliados de votação, em breve, da PEC 32/2020 (reforma administrativa), arrocho salarial de servidoras e servidores públicos e ameaças de fim da Justiça do Trabalho feitas por Jair Bolsonaro (PL).

Foi manifestada a preocupação com a votação da PEC 32/2020 ainda neste ano, ameaça feita pelo presidente da Câmara e aliado de Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL).

Mudanças na previdência foram outro assunto discutido. Colegas pontuaram que os aposentados e as aposentadas vêm sofrendo confisco desde 2003 e que a reforma da Previdência promovida pelo governo Bolsonaro, entre outros ataques, majorou as alí­quotas, retirou o duplo teto para quem é aposentado e portador de doenças graves e criou alí­quotas gradativas de 14% a 22%; preocupação com a contribuição extraordinária, a alteração do teto de desconto previdenciário para acima de 1 salário mí­nimo.

Outro motivo de apreensão discutido na reunião foi o projeto de lei 189 e os possí­veis prejuí­zos para aposentados, aposentadas e pensionistas a partir da transferência da gestão de aposentadorias e pensões do RPPS para um único órgão, no caso, o INSS, e não mais pelo órgão de origem do servidor ou servidora.

Na reunião, os e as colegas falaram, também, sobre a luta pela revisão salarial, a importância de a categoria votar para o presidente no segundo turno eleições, dia 30 de outubro, e sobre saúde mental depois de dois anos de isolamento devido à pandemia da Covid.

Calendário do NAF

A data da próxima Quintativa, prevista para 27/10, será avaliada pela coordenação do Núcleo e informada oportunamente. A reunião ordinária de novembro ocorrerá no dia 10, das 15h às 17, em formato hí­brido.

O XXV Encontro do Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas ocorrerá dia 1º de dezembro, no Salão Multicultural Alê Junqueira, sede do Sintrajufe/RS, em formato hí­brido. A programação e a lista de convidados e convidadas e demais informações serão divulgadas nos meios de comunicação do Sintrajufe/RS.