SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

CONSCIÊNCIA NEGRA

Para marcar o Mês da Consciência Negra, Justiça Federal do RS promove mesa-redonda no dia 18 de novembro

No dia 18 de novembro, às 15h, o Grupo de Trabalho Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades da Justiça Federal do Rio Grande do Sul promove mesa-redonda para marcar o Mês da Consciência Negra. A JFRS irá homenagear, neste ano, a educadora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

O Sintrajufe/RS irá participar da atividade, que terá uma homenagem a Petronilha e uma fala da própria homenageada, que irá resgatar sua trajetória e suas experiências em 50 anos de atuação. Também participam como debatedoras a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Joanna Célia dos Passos, e a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH-Ufrgs), Fernanda Oliveira da Silva. A mesa-redonda poderá ser acompanhada presencialmente, no auditório da sede da JFRS em Porto Alegre (rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600, 9º andar) ou online, pelo Youtube, AQUI.

Quem é Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

A mesa-redonda irá debater o legado de Petronilha, gaúcha de Porto Alegre, nascida na antiga Colônia Africana (que deu lugar ao bairro Rio Branco), graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com licenciatura em português e francês e com ampla trajetória no âmbito da Educação. Petronilha atuou na docência e coordenação pedagógica no Ensino Médio em escolas da capital como Cândido Godói e Sévigné e também em cargos técnicos na Secretaria de Educação do RS, no Conselho Estadual de Educação do RS e em atividades ligadas à Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (Pucrs). Professora Titular na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de onde irradiou suas potencialidades em ações vinculadas à Universidade de São Paulo (USP) e em eventos científicos no Brasil e em países como Peru, México, EUA, Canadá, Senegal.