SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

FORMAÇÃO

Oficineiro do Sintrajufe/RS oferece curso gratuito de introdução à filosofia para sindicalizados

Ler conteúdo

No dia 11, tem início o curso online “Conversando sobre filosofia”, que será oferecido gratuitamente para sindicalizados ao Sintrajufe/RS e seus dependentes. Em quatro encontros, o poeta, filósofo, músico, escritor e oficineiro de poesia do sindicato, Ronald Augusto, falará sobre conceitos básicos, uma introdução ao assunto.

Os encontros ocorrerão nos dias 11 e 18 de novembro e 2 e 9 de dezembro, das 19h30min às 21h. As inscrições, via formulário online, devem ser feitas até o dia 10 de novembro.

As vagas são limitadas a dez pessoas. O curso só ocorrerá se houver no mínimo cinco inscritos. Não sindicalizados e outros interessados, de fora da categoria, com idade mínima de 16 anos, também podem participar; nesse caso, o valor da inscrição é de R$ 100,00.

Sobre o curso

De acordo com Ronald Augusto, o curso tem por objetivo fazer “uma apresentação o mais simples possível das coisas da filosofia”. Ao longo dos quatro encontros, serão tratadas questões mais amplas, por exemplo, como se faz filosofia, se é uma atividade ou um tipo elaborado de divagação e como se dá a descoberta e a invenção de conceitos “a partir do mundo prosaico”, explica o professor.

No cursos, alunos e alunas serão apresentados ao pensamento imagético dos pré-socráticos e também serão tratados aspectos como a passagem do mythos para o logos, o conhecimento em Sócrates e Platão, o múltiplo Aristóteles e os diversos modos do ser.

Quanto à filosofia moderna, o curso abordará a crise das especulações metafísicas e debates sobre as ideias de Hume, Descartes e Kant. Chegando à filosofia contemporânea, serão vistos aspectos como a crítica à racionalidade, os limites da razão e do conhecimento. Ainda, Nietzsche, “o pensador da suspeita”, e “a profundidade da filosofia posta à prova por Wittgenstein”.