Oficinas

Oficinas de cultura do Sintrajufe/RS: alunos e professores elogiam atividades à distância e comentam importância para vida em meio ao isolamento

O ano de 2020 está acabando e as oficinas de cultura do Sintrajufe/RS conseguiram superar as dificuldades deste momento. Por conta da pandemia, nos dois semestres deste ano as aulas ocorreram de forma totalmente online, o que nunca havia acontecido nestes mais de 20 anos de oficinas. Mesmo assim, o aprendizado foi grande. Além disso, as atividades foram importantes para a socialização de alunos e professores em meio ao isolamento e distanciamento ocasionados pela crise sanitária.

Manter as oficinas, agora em forma remota, foi um desafio para o sindicato, para professores, alunos, funcionários, afirma o diretor Paulo Oliveira. “Foi um momento de amplo aprendizado, com utilização de novas ferramentas. As oficinas foram também um espaço de acolhimento importante quando tivemos que renunciar ao abraço, ao toque, e enfrentar este momento em um país onde um governo teve e tem atitudes que nos colocam em risco, não apenas em relação ao vírus, e sem uma política de enfrentamento da pandemia”. O dirigente afirma que, com as oficinas, “conseguimos fazer um grande encontro na forma do possível, do que conseguimos criar, avançar, partilhar; foi um grande aprendizado que vai para além dos conteúdos das aulas; um aprendizado de cooperação. Neste momento em que nossos espaços de trabalho fecharam, a sede do sindicato fechou, as oficinas produziram uma ação sindical, com amplo diálogo e contato com a base da categoria”.

Veja a seguir depoimentos de alunos e professores sobre a realização, as dinâmicas, dificuldades e a importância das oficinas neste ano:

Ronald Augusto, professor da oficina de poesia

A oficina, neste ano de pandemia, foi muito boa. No início, muitos dos professores e dos alunos sentiam uma certa dificuldade para trabalhar dessa forma, à distância, porque o encontro presencial é fundamental para a atividade das oficinas. Principalmente oficinas como teatro, música… a oficina de literatura já tem um pouco mais de facilidade para isso. Mas foi difícil, no início. Porém, logo nos adaptamos às atividades, ao processo, e foi um ano muito bom. Em termos qualitativo, em termos da produção dos alunos, talvez tenha sido a melhor oficina de produção de textos que eu tive até agora no Sintrajufe. Formamos um grupo muito bacana, de alunos interessados com a realização das tarefas e dos textos em alto nível. Considerando todas as dificuldades desse ano – dificuldades também emocionais, sociais e políticas –, foi um ano de oficina muito bem sucedido.

Guilherme Villa Verde Castilhos, colega do TRT4, aluno da oficina de poesia

Achei excelente a manutenção das aulas da oficina de poesia no formato online em 2020. Realizamos diversas atividades de leitura e produção de poemas ao longo do ano, com uma ótima participação da turma. A oficina foi muito importante pra mim durante o distanciamento social. O contato com os colegas e o professor, por meio da videoconferência, e a dedicação à literatura me ajudaram a enfrentar esse período difícil que todos estamos atravessando.

Lisbeth Anzola, professora da oficina de espanhol

É a primeira vez que tenho a honra de trabalhar com o Sintrajufe/RS e a verdade é que tem sido uma experiência enriquecedora tanto para minha vida profissional como pessoal. Apesar de todas as aulas serem online, não houve impedimento para o desenvolvimento do conteúdo do curso. Foi um grupo muito interessado em aprender e responsável. Eles assistiram às aulas e fizeram a lição de casa na hora certa. Parabenizo a equipe do Sintrajufe/RS por seguir em frente e parabenizo todos meus alunos por atingirem seus objetivos e não desistirem diante das circunstâncias.

Maria Raquel Ebone, colega da JT de Marau, aluna das oficinas de espanhol e italiano

A minha participação nas aulas foi uma oportunidade maravilhosa e foi extremamente importante neste momento de pandemia. A interação que houve com os colegas e com os professores foi muito especial, principalmente para desligar da pandemia e realmente aprender coisas novas e ter outro foco em um momento em que se pensa tanto em doença. Podemos focar em viagem, cultura, aprendizado de uma nova língua, um mundo novo, uma perspectiva futura. É uma coisa maravilhosa. É realmente sonhar um mundo novo, algo que dá esperança. Normalmente já é muito bom e, neste momento, foi muito especial. Por ser de Marau e normalmente não poder participar das atividades em Porto Alegre, essa modalidade à distância foi muito especial. As aulas foram momentos de troca de ideias e conhecimento com os colegas, momentos de muita aprendizagem, e espero realmente que a gente consiga continuar no próximo ano com essa modalidade à distância, mesmo superando esse momento de pandemia

Carla Meyer, colega da Justiça Federal de Porto Alegre, aluna das oficinas de italiano e teatro

Foi um ano difícil, em que fomos obrigados a nos recolher, a deixar de se encontrar, e perdemos tantos prazeres e tantas alegrias com essa reclusão. Mas foi um sopro de alegria e de esperança poder participar das oficinas e espero que sejam mantidas as oficinas, se possível na forma presencial, que a gente possa voltar a se encontrar no ano que vem.

Veja abaixo alguns vídeos preparados pelos alunos e professores das oficinas:

Atividade fim de semestre das oficinas virtuais de cultura do Sintrajufe/RS- 2020/2 – Espanhol – Yoga

Atividade fim de semestre das oficinas virtuais de cultura do Sintrajufe/RS – 2020/2 – Técnica Vocal

Atividade fim de semestre das oficinas virtuais de cultura do Sintrajufe/RS – 2020/2 – Italiano – Teatro

Atividade fim de semestre das oficinas virtuais de cultura do Sintrajufe/RS – 2020/2 – Francês – Escrita criativa

Atividade fim de semestre das oficinas virtuais do Sintrajufe/RS – 2020/2 – Dança – Inglês – Poesia