DESTAQUE

Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS realiza reunião e prepara ações do núcleo para o restante do ano

O Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS (Numas) reuniu-se nessa quinta feira, 23, em ambiente virtual. Foi uma reunião participativa e muito descontraída, como exige o momento, a segunda durante a pandemia.

Diversas diretoras se revezaram ao prestar esclarecimentos sobre a principal linha de atuação do sindicato neste momento de isolamento social: as articulações com os tribunais para garantir a segurança de colegas e jurisdicionados através da manutenção do trabalho remoto até que seja seguro voltar.

Com a presença efetiva de servidoras da das bases da Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral e Ministério Público da União, o sindicato aproveitou para coletar informações sobre como as mulheres da categoria estão enfrentando as dificuldades desta pandemia. Foram dados relatos sobre processos judiciais, articulações com os tribunais, pesquisa de Saúde e Condições de Trabalho no Trabalho Remoto e, especificamente, sobre a finalização das atividades da 1ª Jornada Feminista Plurissindical, concluída em junho com a realização do Webinario “Mulheres, Mundo do Trabalho e Movimento Sindical”, além do curso interno sobre acolhimento e encaminhamento de situações de violência de gênero que está sendo realizado através de parceria com a Clínica Feminista da Ufrgs, a fim de qualificarmos a equipe de servidores e a diretoria para receber e tratar de demandas de assédio sexual, assedio moral e outras formas de violência contra as mulheres .

A reunião teve um longo debate sobre as dificuldades que as mulheres da categoria estão enfrentando para conciliar o trabalho remoto (e a pressão por produtividade) com o cuidado com as crianças, conflitos com familiares, atendimento a familiares mais velhos que moram em outras residencias e todo o cuidado (e o medo) com o covid-19.

No final, foram encaminhadas algumas questões para a continuidade do trabalho até o final do ano. Por unanimidade, as integrantes do Núcleo decidiram:

1) Reunião do Numas, uma vez por mês, sempre no dia 11  de cada mês, das 19h às 20h30;

2) Manutenção do Grupo de Debates do Webinário e articulação para realização de formações conjuntas com a temática de gênero;

3) Criação de um Grupo de Mensagens por e-mail para debates de fundo sobre as questões de gênero e manutenção do Grupo de Wats

As sindicalizadas do Judiciário Federal e do MPU que quiserem ingressar no Numas participando de uma ou de todas as ferramentas (grupo de Whatsapp, grupo de e-mail ou reuniões mensais) podem mandar e-mail para politicassociais@sintrajufe.org.br solicitando esse acesso.

Combater a violência de gênero é construir equidade! Filie-se ao Sintrajufe/RS e participe do Numas!